Sábado, 22 de Junho de 2024
17°

Tempo nublado

Ponta Grossa, PR

Geral Opinião

A Maçonaria está fazendo: um exemplo a inspirar!

Esse olhar é externo, de pessoas que confiam na capacidade da Ordem Maçônica de interagir positivamente com a Sociedade, mas também interno, por membros que carregam uma inquietude positiva por contribuir mais e fazer mais pela construção de um mundo melhor.

27/05/2024 às 08h11
Por: Redação Fonte: Luís Mário Luchetta
Compartilhe:
A Maçonaria está fazendo: um exemplo a inspirar!

A Maçonaria, Instituição com séculos de existência e envolvimento direto com grandes momentos construtivos da história, é observada sempre com a esperança de que faça no presente o futuro que queremos. Esse olhar é externo, de pessoas que confiam na capacidade da Ordem Maçônica de interagir positivamente com a Sociedade, mas também interno, por membros que carregam uma inquietude positiva por contribuir mais e fazer mais pela construção de um mundo melhor.

Continua após a publicidade
Anúncio

Assim como outras entidades, podemos dizer que a Maçonaria tem grandes desafios a superar, muitos deles ligados a aspectos organizacionais internos. O Grande Oriente do Brasil – Paraná (GOB-PR), Instituição em que ocupei a função de Grão-Mestre, é um exemplo muito inspirador, nesse contexto, por ter conseguido uma grande mudança de cultura organizacional, por meio de um planejamento estratégico participativo. Temos condição de dizer que o GOB-PR está realmente num processo de fortalecimento canalizando as energias para impactar e transformar a comunidade.

Essa liderança positiva, embasada estrategicamente, gera frutos onde a Maçonaria realmente acontece: nas Lojas Maçônicas. E é por isso que podemos trazer, caro (a) leitor (a), o título taxativo acima de que a Maçonaria está fazendo. É pela existência de Lojas Maçônicas comprometidas com o propósito maçônico de construir uma Sociedade melhor. Faremos, neste artigo, um grifo especial a um desses exemplos que para nós é motivo de muito entusiasmo. Trata-se do Simpósio Sociedade, Cidadania e Ação, idealizado e realizado pela Loja Maçônica Vigilantes do Oeste nº 2713 – Benfeitora da Ordem, de Cascavel.

Continua após a publicidade

Realizado pela primeira vez em 2023, fruto do planejamento estratégico participativo desenvolvido nesse mesmo ano pela Loja, o evento possui um modelo muito relevante. Ele traz com muita coragem temas relevantes e atuais da Sociedade para uma abordagem carregada de conhecimento, melhorando o senso crítico dos participantes e os convidando a, a partir disso, contribuírem ainda mais com a vitória dos obstáculos que afetam o progresso da humanidade. A primeira edição, inclusive, gerou a formação do Fórum Permanente Sociedade, Cidadania e Ação, com a participação de várias Lojas, que irão desenvolver ações contínuas e práticas em prol de causas específicas.

Neste ano, o Simpósio apresenta mais uma vez uma atrativa programação. O primeiro nome a ser divulgado pela organização foi de Fernando Schüler, principal palestrante nacional sobre o tema Liberdade. O jornalista e cientista político, reconhecido com o Prêmio Liberdade de Imprensa 2024, abordará a temática: “Cenário Político e Social do Brasil e a Liberdade: uma leitura técnica e política”.

Continua após a publicidade

O Simpósio contará ainda com o professor e cientista político Christian Lohbauer, com o tema: “Os desafios da Polarização e da relativização moral na política no Brasil atual”. Já o advogado Ricardo Jobim, que foi candidato a governador do Rio Grande do Sul em 2022, falará sobre “A democracia, a liberdade e os direitos individuais na política e na sociedade”.

Nesta segunda edição, o Simpósio proporcionará também uma mesa redonda com os palestrantes, tendo na mediação o jornalista Gelson Negrão. O tema central será: “A cidadania, o exercício social e o papel protagonista do indivíduo”, coroando o evento e oportunizando interação do público presente.

Registramos de modo especial o trabalho ímpar desenvolvido pelo presidente da Loja, Maycon Corazza, liderança jovem que tem feito a diferença e certamente seguirá proporcionando grandes contribuições para a Maçonaria e para a Sociedade. Também destacamos o trabalho da Comissão de Interação com a Sociedade da Loja, diretamente envolvida na organização: Everton Dagmar Porfírio, Sandro Luís Viapiana e Reno Paulo Kunz. E, claro, todos os membros dessa Loja, que é motivo de especial orgulho pela importância histórica que possui, mas, principalmente pela ação no presente.

Inscrições para o Simpósio podem ser realizadas pelo link:

www.e-inscricao.com/simposioregionalsociedadecidadaniaeacao/2o-simposio-regional-sociedade-cidadania-e-acao

É a Maçonaria sendo protagonista!

Conheça a Coluna Luís Mário Luchetta

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Luís Mário Luchetta
 Luís Mário Luchetta
Sobre Graduado na Faculdade Católica de Administração e Economia – FAE, em Ciências Contábeis, desde 1984, pós-graduado em Planejamento Empresarial, também pela FAE, em 1985, e em Marketing Empresarial pela UFPR em 1995. Empresário, inovador e participativo do Setor de tecnologia da informação desde 1986. Sócio fundador da Intelligence Business e Service Ltda, desde 2008, onde lidera representações comerciais e consultoria na área. É Grão-Mestre de Honra do Grande Oriente do Brasil Paraná - GOB-PR.
Ponta Grossa, PR Atualizado às 19h05 - Fonte: ClimaTempo
17°
Tempo nublado

Mín. 11° Máx. 24°

Dom 26°C 13°C
Seg 27°C 15°C
Ter 20°C 13°C
Qua 23°C 11°C
Qui 20°C 10°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes