Em evento nacional sobre biodiversidade, banco reafirmou seu compromisso como "banco verde" e destacou a compra de créditos de biodiversidade de reservas paranaenses.
O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) marcou presença no 3° Encontro de Negócios & Biodiversidade, um evento de relevância nacional promovido pelo Instituto LIFE que reuniu grandes lideranças empresariais. A participação reforçou o papel central da sustentabilidade nos negócios e trouxe um anúncio importante para o Paraná: o investimento na compra de créditos de biodiversidade e em Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) certificadas no estado.
Realizado na Reserva Natural Vale (ES) no contexto do Dia Mundial do Meio Ambiente, o encontro serviu como uma prévia para as discussões das futuras conferências climáticas COP17 e COP30, posicionando o Brasil como protagonista na agenda global de sustentabilidade.
O evento contou com a participação de gigantes como Petrobras, Itaipu, Sanepar, Vale e Grupo Boticário, que debateram a incorporação da biodiversidade nas estratégias empresariais. O objetivo foi claro: promover soluções inovadoras que conciliem desenvolvimento econômico e preservação ambiental.
Para o superintendente do BRDE, Paulo Starke, a mensagem é um pilar da atuação do banco. “A sustentabilidade precisa estar no centro das decisões empresariais em todos os modelos de negócios. E o BRDE tem o compromisso de garantir que o desenvolvimento econômico avance de forma integrada à preservação ambiental, apoiando negócios que adotam essa visão sustentável como parte essencial de sua estratégia”, comentou.
Um dos temas centrais do encontro foi a integração da biodiversidade a mecanismos financeiros avançados, como os créditos de biodiversidade. Estes créditos funcionam como uma forma de valorizar a conservação e promover uma economia mais sustentável.
Neste contexto, o BRDE apresentou a iniciativa, em parceria com o Governo do Estado, de investir diretamente na compra de créditos de biodiversidade de RPPNs paranaenses. A medida incentiva a preservação de áreas naturais no Paraná, ao mesmo tempo em que cria um novo mercado para proprietários rurais que se dedicam à conservação.
“Debater o papel dos créditos de biodiversidade em eventos como este nos permite alinhar estratégias e criar um ecossistema favorável para investimentos sustentáveis”, explicou a gerente de planejamento do BRDE, Lisiane Astarita. "Nossa participação demonstra o compromisso do banco como um grande parceiro do setor empresarial na construção de um futuro em que a economia e o meio ambiente caminhem juntos”.
Reconhecido como um "banco verde", o BRDE reafirma com essa ação seu compromisso com o desenvolvimento de uma economia inovadora e sustentável para a região Sul.