Domingo, 09 de Maio de 2021 13:47
42 98874-8154
Ponta Grossa Economia Regional

Uma cerveja que ajuda na divulgação do consumo de cogumelos

Reunindo duas potencialidades da região de Ponta Grossa, trabalho propõe a fabricação de uma cerveja com cogumelos

26/03/2021 09h50
Por: UTFPR Fonte: UTFPR
Imagem registrada durante a degustação das cervejas desenvolvidas para o projeto.
Imagem registrada durante a degustação das cervejas desenvolvidas para o projeto.

O estado do Paraná concentra a maior produção nacional de cevada, e também a segunda maior produção de cogumelos do país. Pela sua importância econômica, estas áreas estão em constante inovação, a mais recente delas criada dentro da UTFPR Câmpus Ponta Grossa: uma cerveja com cogumelos. A ideia é, hoje, desenvolvida no trabalho de conclusão de curso de duas estudantes de Engenharia Química, com o apoio do projeto Desmistificando os Cogumelos e da Cervejaria OAK Bier.

Este projeto é desenvolvido pelas alunas Carla Luiza Pinheiro Teixeira e Carolina Padilha e surgiu com o objetivo de integrar o conhecimento científico universitário com a economia local, através do desenvolvimento dessa cerveja que pode ser a primeira do Brasil que utiliza cogumelos em sua fórmula. A inovação nesta área foi sempre tema de conversas entre o professor, Eduardo Bittencourt Sydney, e o técnico de laboratório, Luciano Tozetto; e foi em meio a uma destas conversas que surgiu a proposta que agora é colocada em prática. 

Para o docente orientador do projeto, Eduardo Sidney, “essa é a materialização de uma ideia antiga e significa um passo importante do projeto Desmistificando os Cogumelos, no sentido de divulgar o consumo de cogumelos, os cursos, atividades científicas e extensionistas da universidade. Esse projeto tem o DNA da UTFPR, que é realizar o desenvolvimento científico aplicado”, explica o professor do Departamento de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da UTFPR PG.

Para validar o conceito apresentado, desde o ano de 2020 já foram realizados testes com três cogumelos diferentes, que serão mantidos em segredo até que os produtos estejam finalizados. A ideia é gerar um acordo entre a OAK Bier e a UTFPR para que possam, juntas, fazer um lançamento dessa nova cerveja para o mercado. "O projeto é uma quebra do convencional, estimula a curiosidade sobre o tema e mostra como o consumo do cogumelo pode ir além do padrão”, explica a futura Engenheira Química, Carla Teixeira.

Pelas suas características de inovação, a proposta foi abraçada pelo químico e mestre cervejeiro, Ricardo Carvalho, proprietário da OAK Bier, que disponibilizou desde estrutura e até a doação de matéria-prima para os testes realizados. Como aponta o empresário, “Para a cervejaria essa é uma forma rápida e viável de inovar, com destaque especial para a importância da fusão entre a universidade e empresas privadas, a experiência e a prática engrandecem o resultado final.”

Além de desenvolver um produto diferenciado para o mercado consumidor, como destaca a estudante, Carolina Padilha, “esse projeto representa uma experiência diferente das vividas em sala de aula, com responsabilidades diferentes e maiores. Podemos agora contribuir para o universo cervejeiro e ajudarmos na divulgação do consumo de cogumelos”. Com os ajustes finais nas receitas de cerveja sendo colocados em prática, a expectativa é que em breve o produto esteja no mercado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
UTFPR
Sobre UTFPR
UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Ponta Grossa.
Ponta Grossa - PR
Atualizado às 13h33 - Fonte: Climatempo
18°
Muitas nuvens

Mín. 13° Máx. 19°

18° Sensação
14.6 km/h Vento
61.3% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (10/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 23°

Sol com muitas nuvens
Terça (11/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 26°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.