Uma pesquisa da empresa de recrutamento Robert Half mostra que 51% das empresas acreditam que seus benefícios ajudam na atração e retenção de talentos. Entre os funcionários, 50% concordam com a afirmação e 86% dizem que gostariam de poder escolher os benefícios de acordo com suas necessidades.
Os números fazem parte do Guia Salarial 2023 e comprovam algo que todo recrutador sabe: quando se trata de atrair os melhores profissionais do mercado, o pacote de benefícios oferecido por uma empresa é tão importante quanto o salário.
E, entre benefícios, leia-se não apenas assistência médica e vale-refeição, mas planos de academia, aparelho celular, apoio psicológico, auxílio educação e outros que surgiram principalmente ao longo das últimas duas décadas. Tudo isso, indica o levantamento da Robert Half, vem acompanhado de um desejo por flexibilidade. Afinal, o benefício que agrada a um colaborador pode não fazer diferença para outro.
Nesse cenário, cursos de idiomas se mostram um benefício altamente vantajoso tanto para empresas como para funcionários. Do lado da companhia, oferecer o aprendizado de línguas melhora a comunicação entre as equipes, aumenta a produtividade, facilita negociações internacionais e reduz o turnover.
Para os colaboradores, a iniciativa abre portas para novas oportunidades de carreira, promove o desenvolvimento pessoal e aumenta a autoconfiança em um ambiente de trabalho cada vez mais globalizado.
Ao longo dessa matéria, falaremos sobre essas e outras vantagens e mostraremos diferentes tipos de cursos de idiomas disponíveis para empresas.
A pandemia mudou a forma como trabalhamos e a expectativa em relação aos benefícios oferecidos pelas empresas. O home office, por exemplo, deixou de ser um benefício extra para se tornar um modelo de trabalho consolidado em muitas áreas.
Com isso, times globalizados e espalhados por diferentes partes do mundo são cada vez mais uma realidade – o que faz com que o domínio de uma segunda língua se torne imprescindível para muitos profissionais. Veja abaixo algumas das principais vantagens do ensino de idiomas em empresas.
Funcionários que dominam mais de um idioma também tendem a ser mais adaptáveis e flexíveis em relação a diferentes culturas e estilos de trabalho, o que pode ser uma vantagem em um mercado globalizado e diverso.
A essa altura você já entendeu a importância da segunda língua para a gestão e a produtividade de equipes globais. Além de melhorar a qualidade da comunicação entre colegas, clientes e parceiros de negócios em todo o mundo, falar mais de um idioma também evita mal-entendidos e promove um salto de qualidade no trabalho entregue pelos times.
Ao aprender um novo idioma, os funcionários tendem a se sentir mais confiantes e valorizados dentro do ambiente de trabalho, expandindo sua capacidade de aprendizado e desenvolvendo novas habilidades.
Cursos de idiomas também podem fornecer uma oportunidade para que os colaboradores aprendam sobre outras culturas e tradições, o que certamente os ajuda a trabalhar com colegas de outras partes do mundo de forma mais eficaz e compreensiva. E isso não se restringe a apenas entender gramaticalmente o que um colega está dizendo, mas também levar em conta o contexto cultural que influencia seu posicionamento.
Em um mercado de trabalho globalizado, saber falar outros idiomas pode abrir portas para novas oportunidades de carreira, tanto dentro da própria organização quanto em outras companhias.
Para as empresas, tudo isso se reflete na maior retenção de seus talentos e em equipes mais motivadas, confiantes e produtivas. Especialmente para aquelas equipes que lidam com clientes e parceiros internacionais, o aprendizado de novos idiomas vai muito além de conseguir mandar um e-mail ou arriscar uma conversa informal com um colega estrangeiro. Ela propicia um ambiente de aprendizado mais intenso e abre portas para novas oportunidades de negócios.
Foi-se o tempo em que realizar um curso de idiomas empresarial significava reunir 10 ou 15 funcionários em uma sala, uma vez por semana, para conversar em inglês. A tecnologia mudou também a forma como aprendemos e, hoje, é possível oferecer aos colaboradores diferentes cursos de idiomas.
Peguemos como exemplo o treinamento de idiomas para empresas do Berlitz. Baseado na conversação através das habilidades de compreensão auditiva e oral, ele oferece dois formatos: o Berlitz Flex para Negócios e o Berlitz On Demand.
O primeiro é composto por aulas particulares online ao vivo, que são desenhadas de acordo com o nível de cada aluno e têm foco total em negócios. As aulas podem ser feitas a partir da empresa ou de casa e o professor fornece feedback imediato para que o colaborador melhore sua pronúncia e trabalhe pontos específicos.
Já na modalidade On Demand, o aluno escolhe quando quer estudar e determina o ritmo das aulas. Isso é possível graças a uma plataforma disponível 24 horas por dia, através da qual o colaborador assiste a vídeos interativos e pratica o idioma em exercícios que simulam situações reais do ambiente corporativo.
Toda essa flexibilidade permite que o aprendizado de inglês, espanhol, alemão ou outros idiomas se torne possível mesmo para executivos com agendas disputadas – e cheias!
As aulas online também atendem à necessidade de empresas com funcionários que trabalham remotamente ou em locais diferentes, e possibilitam desenvolver programas sob medida para os desafios de uma equipe.
Com tantas opções disponíveis, capacitar os colaboradores em escala e de maneira eficaz tornou-se uma tarefa mais simples para os departamentos de recursos humanos, independentemente do porte e segmento de atuação das companhias.
Do ponto de vista estratégico, vale lembrar que a implementação de programas de idiomas pode ser uma das melhores decisões que uma empresa pode tomar para alcançar seus objetivos e alavancar seu sucesso no longo prazo.