
O Feirão do Imposto 2026 segue mobilizando Ponta Grossa com ações de conscientização social e educação fiscal voltadas diretamente à população. Entre os dias 26 e 29 de maio, a ACIPG Jovem realiza uma ação especial no Terminal Central de Transporte Coletivo, na Avenida Vicente Machado, a partir das 13h, com panfletagem e diálogo com a comunidade.
A iniciativa busca levar informação tributária para um dos pontos de maior circulação da cidade, aproximando o tema da rotina dos trabalhadores, estudantes, consumidores e contribuintes que passam diariamente pelo local. A proposta é mostrar, de forma simples e acessível, como os tributos impactam o consumo, os serviços, os preços e o dia a dia da população.
Feirão do Imposto: Dia D terá gasolina sem imposto em Ponta Grossa neste sábado (30)
A ação conta com o importante apoio da Secretaria Municipal da Fazenda — SEFAZ, fortalecendo o diálogo institucional entre o poder público, a ACIPG Jovem e a comunidade. Além da conscientização sobre carga tributária, a presença da Secretaria também contribui para orientar a população em temas de interesse prático, como dúvidas relacionadas à isenção de IPTU, em um diálogo direto e de utilidade pública.
Com essa mobilização, o Feirão do Imposto reforça que a conscientização tributária não se limita a palestras ou debates técnicos. Ela também acontece no contato direto com a população, em locais públicos, com linguagem acessível e foco em informação que possa ajudar o cidadão a compreender melhor seus direitos, deveres e o funcionamento do sistema tributário.
Em 2026, as ações conduzidas pela ACIPG Jovem ao longo de todo o mês de maio foram fortemente voltadas à conscientização social, com atividades em escolas, faculdades, espaços públicos, eventos, empresas e instituições parceiras. A presença no Terminal Central amplia esse alcance e reforça o compromisso do movimento em conversar com diferentes públicos da cidade.
Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG)
A organização destaca que o Feirão do Imposto não incentiva a sonegação de tributos, nem tem como objetivo criticar a atuação pública. Pelo contrário: a campanha busca incentivar que a população tenha mais conhecimento, compreenda melhor a realidade tributária brasileira e atue de forma cada vez mais consciente e cidadã em sua comunidade.
A iniciativa também ganha ainda mais relevância diante da proximidade da Reforma Tributária, que deve impactar inúmeros setores da sociedade. Nesse contexto, ações de orientação e conscientização se tornam fundamentais para que empresários, consumidores e contribuintes acompanhem as mudanças com mais clareza e preparo.
Ao longo dos anos, o Feirão do Imposto consolidou-se como uma ação de mobilização social, institucional e educativa. Em Ponta Grossa, a edição de 2026 avança mais um passo ao unir presença comunitária, parcerias locais, apoio institucional e diálogo direto com a população.
Sobre a ACIPG Jovem
A ACIPG Jovem integra a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa e possui 40 anos de história, sendo o conselho jovem mais antigo do Paraná. Ao longo de sua trajetória, formou e teve como egressos diversos empresários e lideranças de Ponta Grossa, além de nomes com atuação em nível estadual e nacional.
O conselho tem como propósito formar lideranças para a sociedade, incentivar o empreendedorismo e fortalecer conexões entre jovens empresários, profissionais e instituições.
Sobre o Feirão do Imposto
O Feirão do Imposto é um movimento nacional de educação fiscal realizado anualmente em todo o Brasil, tradicionalmente no mês de maio. A iniciativa busca evidenciar o impacto dos tributos no dia a dia da população, tornando a carga tributária mais visível e compreensível por meio de ações educativas, informativas e de mobilização social.
Em âmbito nacional, o projeto é idealizado pela CONAJE, realizado pela FACIAP Jovem e conta com apoio da FACIAP. Em Ponta Grossa, a realização local é conduzida pela ACIPG Jovem, com apoio da ACIPG, da RPC, de empresas, instituições parceiras e lideranças da comunidade.
Sobre a Semana Zero Imposto
A Semana Zero Imposto integra a programação do Feirão do Imposto em Ponta Grossa e foi instituída por lei municipal a partir de mobilizações construídas em edições anteriores do movimento na cidade.
Durante a semana, empresas e lojistas participantes oferecem descontos em produtos e serviços para demonstrar, de forma prática, como a carga tributária impacta o preço final pago pelo consumidor. A proposta é aproximar o tema tributário da rotina da população, fortalecer a conscientização social e estimular uma relação mais informada e cidadã com o sistema tributário.
Sobre o Dia D
O Dia D é a principal data de mobilização nacional do Feirão do Imposto. A data representa, de forma simbólica, o momento do ano em que trabalhadores e contribuintes deixam de trabalhar apenas para pagar tributos e passam, enfim, a usufruir de seus rendimentos para si mesmos.
Em Ponta Grossa, o Dia D integra a Semana Zero Imposto e reúne ações de grande impacto junto à população, ao comércio local e a empresas parceiras. A iniciativa não incentiva a sonegação de tributos, nem tem como objetivo criticar a atuação pública. Pelo contrário: busca promover conhecimento, cidadania fiscal e conscientização para que a população compreenda melhor o peso dos tributos e possa participar de forma mais orientada das decisões da comunidade.
Mais informações sobre a programação e ações:
https://acipgjovem.com.br