A Comissão Especial de Investigação (CEI) instaurada na Câmara Municipal de Ponta Grossa para apurar possíveis irregularidades no contrato entre a Prefeitura Municipal e a empresa Ponta Grossa Ambiental (PGA) deu início aos trabalhos com a definição das primeiras oitivas. O grupo, que ficou conhecido como ‘CEI do Lixo’, quer ouvir a atual secretária municipal de Meio Ambiente, Carla Kritski, na próxima sexta-feira (28).
A CEI é presidida pelo vereador Professor Careca (PV), tendo como relator Leandro Bianco (Republicanos) e membro a vereadora Teca dos Animais (União Brasil). Segundo Careca, o foco da investigação é esclarecer os detalhes do contrato vigente, incluindo o aditivo contratual que viabilizou a construção de uma usina de resíduos sólidos urbanos — ponto central das dúvidas levantadas pelos parlamentares.
“Temos muitas questões a serem esclarecidas. É fundamental entender os termos desse aditivo, sua legalidade, e os impactos financeiros e ambientais decorrentes dessa decisão”, destacou o presidente da CEI.
Continua após a publicidade
Após as primeiras oitivas, os membros da comissão devem protocolar requerimentos de informação junto a diversos órgãos do Executivo Municipal, com o objetivo de aprofundar a análise documental e técnica do contrato investigado.
A renovação contratual com a PGA e os termos que envolvem a operação e infraestrutura de destinação final de resíduos estão no centro das apurações. A comissão busca transparência e responsabilidade na aplicação de recursos públicos destinados à limpeza urbana e ao meio ambiente.
As oitivas serão gravadas e transmitidas ao vivo pelos canais oficiais da Câmara Municipal de Ponta Grossa, no site institucional e pela página oficial no Facebook, garantindo total transparência à população sobre os desdobramentos da investigação.