Segunda, 10 de Agosto de 2020 06:05
42 98874-8154
Cinema

Cinema em Pauta: A Travessia

Cinema em Pauta: A Travessia

17/08/2017 08h33 Atualizada há 3 anos
Por: Redação
Cinema em Pauta: A Travessia
Cena do filme A Travessia
O consagrado diretor Robert Zemeckis, famoso pelos clássicos Forrest Gump e a trilogia De volta para o futuro entre outros, neste filme mostra na biografia de um homem pouco comum em busca de superar seus limites, o equilibrista francês Philippe Petit.


A TRAVESSIA narra os passos do ousado equilibrista francês, interpretado por Joseph Gordon-Levitt que refaz os treinos e suas análises de como fazer a travessia num cabo de aço entre as duas torres gêmeas do World Trade Center que em 1974 ainda em construção e que foram batizadas por Petit de ‘Dois gabinetes gigantes’ e que na época não tinha tanto valor sentimental entre os nova-iorquinos.

Levitt usa lentes de contatos azuis, cabelos desgrenhados dando vida ao personagem, deixando o estranho e distante e mostrando em algumas cenas um homem fora de si, obcecado por fazer a travessia entre as torres.

Uma técnica muito utilizada de Zemeckis é a ‘quebra da quarta parede’ que aproxima o personagem numa conversa amigável com o espectador, deixando a narrativa mais interessante, (essa técnica é muito utilizada por Woody Allen em seus filmes) ao narrar seus próximos passos.


Graças ao ‘milagre tecnológico’, Zemeckis utiliza planos abertos e enquadramentos que fazem é criar tensão e desconforto ao espectador ao se ver com o personagem nas alturas, criando aquela vertigem cinematográfica ao que tem medo de altura.

A TRAVESSIA/The Walk. Direção de Robert Zemeckis. Roteiro de Christopher Browne, Robert Zemeckis. EUA, 2015. Com: Adam Bernett, Ben Kingsley, Ben Schwartz, Benedict Samuel, César Domboy, Charlotte Le Bon, Christina Kelly, Clément Sibony, Daniel Harroch, Inka Malovic, James Badge Dale, Jason Blicker, Jason Deline, Jean-Robert Bourdage, Joel Rinzler, Joseph Gordon-Levitt, Karl Graboshas, Karl Werleman, Kwasi Songui, Larry Day, Mark Camacho, Melantha Blackthorne.

Clique Aqui Coluna Cinema em Pauta
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.