Quinta, 13 de Agosto de 2020 21:54
42 98874-8154
Eventos Telêmaco

Telêmaco Borba - Batalhão celebra os 163 anos de história da Polícia Militar

Telêmaco Borba - Batalhão celebra os 163 anos de história da Polícia Militar

16/08/2017 22h26 Atualizada há 3 anos
Por: Redação
Telêmaco Borba - Batalhão celebra os 163 anos de história da Polícia Militar
Apresentação da tropa, leitura de boletim de ordem do dia e as honras militares. Foto: divulgação
O prefeito de Telêmaco Borba Dr. Marcio Matos acompanhou no último dia (11) na sede do 26º Batalhão a solenidade de aniversário dos 163 da Polícia Militar.


O evento foi presidido pelo tenente-coronel Carlos Alberto, e contou com as presenças do presidente da Câmara Maurício de Castro, do presidente do Conselho de Segurança (Conseg) Carlos Alberto Rodrigues, representantes da Fateb – Faculdade de Telêmaco Borba, ACITEL, entre outros. Prestigiaram as comemorações os alunos da Escola Municipal Bento Mossurunga.

Ao final a ROTAM – Rondas Ostensivas Táticas realizou uma demonstração de controle de distúrbio civis e uma situação de abordagem a veículo e pessoa suspeitos de crimes.


HISTÓRIA
A Polícia Militar do Paraná foi criada em 10 de agosto de 1854 como uma unidade de Caçadores, com a denominação de Companhia de Força Policial. A função primordial da PMPR é o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública no Estado do Paraná integrando o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Brasil.

A história da corporação é entrelaçada aos mais importantes episódios do Paraná e sua atuação exerceu papel essencial no controle de revoltas militares internas (Revolução Federalista de 1893; Guerra do Contestado de 1912; a Revolta de 1924 e as Revoluções de 1930 e 1932), e até mesmo no maior conflito armado da América do Sul (Guerra do Paraguai).


Fonte: Prefeitura de Telêmaco Borba

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.