Quinta, 13 de Agosto de 2020 22:06
42 98874-8154
Cinema

Cinema em Pauta: Cantando na chuva

Cinema em Pauta: Cantando na chuva

09/08/2017 22h44 Atualizada há 3 anos
Por: Redação
Cinema em Pauta: Cantando na chuva
Cena do filme Cantando na chuva
Um dos filmes que até hoje é uma referencia no gênero musical completa sessenta anos e é considerado um dos maiores musicais da historia do cinema.


 A trama se inicia com Don Lockwood (Gene Kelly) famoso astro do cinema mudo e que sofre a transição para o cinema falado e que é bastante similar ao filme O artista vencedor do Oscar 2012, e Lockwood precisa se adaptar a mudança do cinema mudo para o sonoro, e sendo um dançarino, cantor nato não será um problema, mas a atriz Lina Lamont (Jean Hagen) com quem faz par romântico possui uma voz estridente e com sotaque caipira e a única solução surge graças ao amigo Cosmo (Donald O’Connor) que pede para a atriz Kathy Selden (Debbie Reynolds) duble Lina.


Para quem não sabia (assim como eu) Debbie Reynolds é mãe da atriz Carrie Fisher, a princesa Léia dos filmes Star Wars e além de outra curiosidade é que Kelly em sua famosa cena cantando na chuva estava com 39° de febre e mesmo assim cria uma das mais belas cenas de sapateado e humor, uma espontaneidade nem parece que foram cenas de improviso.


Logo após as gravações Kelly foi internado as pressas por causa do seu excesso de esforço nas cenas e pelo abusivo uso de cigarros.Para fazer a chuva foi utilizado água e leite para realçá-la e Reynolds chegou a ficar com os pés sangrando pelo excesso de esforço na composição das cenas de sapateado de Good morning.


Apesar dos excessos o esforço foi reconhecido e até hoje é referencia para filmes do gênero e que na época foi indicado a dois prêmios da Academia, Melhor atriz coadjuvante para Jean Hagen e melhor trilha sonoro (óbvio).


Acredito que todo mundo já vi a famosa cena de Cantando na chuva, mesmo que não tenha visto o filme ou ouvido falar em Gene Kelly, mas há diversas referencias da cena em outros filmes, desenhos animados etc e que até hoje nos transporta para a época de Ouro do cinema em Hollywood.


CANTANDO NA CHUVA/Singing in the rain. Direção de Gene Kelly e Stanley Donen. Roteiro de Adolph Green. Musical. 103 Min. EUA, 1952. Com Gene Kelly, Donald O’ Connor, Debbie Reynolds, Jean Hagen, Millard Mitchell.

Clique Aqui Coluna Cinema em Pauta
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.