Domingo, 26 de Junho de 2022
10°

Chuva

Ponta Grossa - PR

Geral Funarte

Funarte MG recebe exposição e oficinas do Movimento Círculo Único

Iniciativa artística prevê a união de conceitos artísticos e filosóficos

23/05/2022 às 18h10
Por: Redação Fonte: Funarte
Compartilhe:
Exposição Movimento Círculo Único inicia no dia 25 e vai até o dia 29 de maio, na Funarte MG (Crédito: Priscilla Allegretti)
Exposição Movimento Círculo Único inicia no dia 25 e vai até o dia 29 de maio, na Funarte MG (Crédito: Priscilla Allegretti)

A Funarte MG, em Belo Horizonte, recebe, entre os dias 25 e 29 de maio (quinta a domingo), a partir de 13h30, o Movimento Círculo Único - MCU. O evento direcionado à todas as idades contará com a exposição de telas, móbiles e poesias do MCU; exibição do curta “Uma breve história da pintura universal - Os movimentos das artes plásticas e curiosidades sobre seus principais pintores” e, ainda, exposição dos desenhos vencedores do Torneio Pintor Mirim de Niterói, realizado na cidade da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Na ocasião, também acontecerá uma oficina de arte para crianças e adultos, além de uma live com o artista idealizador do Movimento, José Raul Allegretti.

Segundo os organizadores, o Movimento Círculo Unico é um movimento genuinamente brasileiro, original, e que busca criar uma nova linguagem para buscar a beleza contida nas características e nas coisas do mundo atual. Ainda de acordo com o texto, “um único círculo é suficiente para exprimir o mundo. É poderoso o suficiente para criar uma nova linguagem que expresse a beleza abstrata. (...) Trabalhar com um único círculo exige disciplina, “engenho e arte” e simboliza o evitar desperdício e o fazer mais com menos.”. O movimento é idealizado por José Raul Allegretti, economista e engenheiro eletrônico pelo ITA. Priscilla Allegretti assina a curadoria do evento.

O Movimento Círculo Único tem seis pilares:Simplicidade, pois é construído com o menor número de partes;Essencialidade, ao trabalhar com os elementos básicos com que as coisas são constituídas, como o átomo na matéria e o DNA na biologia;Respeito e Parceria com a natureza, pois acredita-se que a natureza tem uma estética própria e é preciso ser parceiro do acaso que é a estética da natureza;Originalidade e inovação, porque vivemos em permanente estado de inovação;O valor filosófico do círculo, ideia que surge de Platão, que pensava a arte a partir do círculo, que é uma arte geométrica. Para Aristóteles, apontou a associação do Apeyron com algo circular ou esférico. Para Sócrates, o círculo era o universo e o seu centro era Deus. E, por fim,Produtividade, que acredita que ganhar produtividade no processo é produzir mais, com menos recursos.

A exposição dos desenhos vencedores do Torneio Pintor Mirim de Niterói (RJ), realizado em dezembro de 2021, contou com a participação de 533 crianças, entre 6 e 10 anos, de todas as escolas públicas municipais de Ensino Fundamental da “Cidade Sorriso”. Cada escola selecionou um time de 10 crianças que fizeram desenhos com um único círculo e colorindo com as caixas de lápis que receberam. Estes alunos selecionados demonstraram maior talento e criatividade e receberam o título de Pintor Mirim de Niterói, certificado assinado pelo prefeito da localidade. Todas as crianças que participaram receberam um Diploma de Menção Honrosa. A premiação ocorreu no Museu de Arte Contemporânea de Niterói, um dos pontos turísticos da cidade.

Atividades online em: https://www.circulounico.com/

Oficina de arte para crianças e adultos junto à exposição

O Movimento Círculo Único tem como um dos pilares a simplicidade. Suas obras são feitas com o mesmo círculo e a combinação de suas partes. Essa linguagem é extremamente fácil para as crianças e adultos operarem os seus desenhos. O visitante da Funarte MG terá a oportunidade de manifestar sua inclinação para a arte participando da oficina de desenho e da exposição online no site www.circulounico.com

Ficha Técnica

Autoria - José Raul Allegretti |Pintores mirins: Alunos das Escolas Públicas de Niterói - RJ (crianças de 6-10 anos) |Curadoria - Priscilla Allegretti

Produção - Ana Beatriz Redko |Direção de arte - Giulliana Allegretti |Redação - Nando Franchim |Artífice - Gabriel Corrêa |Design gráfico - Amauri Etelvino

Serviço

Exposição, exibição de curta e oficina permanente

Entre 25 e 29 de maio l Horário: 13h30 às 21h30 (quinta a sábado) l 13h30 às 17h (domingo)

Ingressos: gratuito

Classificação etária: livre

Local:Funarte MG

Rua Januária, 68 - Centro, Belo Horizonte - MG

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.