Sábado, 20 de Abril de 2024
10°

Tempo limpo

Ponta Grossa, PR

Ponta Grossa Cultura

As bibliotecas como espaços de defesa dos direitos humanos é tema de palestra de evento em Ponta Grossa

Fala encerra as atividades do 7º Encontro Paranaense de Bibliotecários

21/05/2022 às 11h47
Por: Redação Fonte: Da redação
Compartilhe:
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Já pensou discutir sobre as bibliotecas como espaços de defesa dos direitos humanos? Esse é o tema da palestra do Doutor em Literatura, Cristian Brayner, responsável por encerrar as atividades do 7º Encontro Paranaense de Bibliotecários e I Encontro Sul Brasileiro de Bibliotecários.

Continua após a publicidade
Anúncio

Segundo Cristian, as bibliotecas são espaço de defesa dos direitos humanos e por serem, em grande maioria, públicas, estão destinadas à sociedade brasileira. “Ainda que uma seja especializada num assunto, outra escolar, outra efetivamente pública, o fato é que estes espaços são de acesso público e financiadas pela Estado”.

Brayner cita ainda que o Estado tem papel fundamental nos direitos humano através das bibliotecas através da cultura. “Toda a legislação, todas as atividades laborais, humanas e econômicas, estão relacionadas ao princípio da dignidade da pessoa humana e isso envolve uma série de direitos, como a vida, (..) e é muito interessante que a cultura faz parte desses direitos”, enfatiza.

Continua após a publicidade

O doutor comenta ainda que espera discutir e apresentar ações concretas para tornar as bibliotecas cada vez mais fortes. “Nós podemos transformar esse encontro e ajudar os participantes a adotar práticas de defesa da dignidade das pessoas, dos direitos humanos em suas próprias bibliotecas (...) não será um encontro teórico, mas sim de apresentação de um leque amplo de medidas e ações que podem ser adotadas por profissionais que atuam em bibliotecas”, finaliza.

A palestra de Cristian Brayner acontece no dia 27 no Barbur Plaza Hotel, patrocinador do evento, a partir das 19h.

Continua após a publicidade

Palestrantes

Entre os palestrantes da edição deste ano estão: Ignácio de Loyola Lopes Brandão, um romancista, colunista e jornalista que faz parte da Academia Brasileira de Letras, cadeira de número 11.

Waldomiro de Castro Santos Vergueiro do ECA/USP, graduado em Biblioteconomia e Documentação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1977). Ele tem mestrado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP (1985), doutorado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e pós-doutorado pela Loughborough University of Technology (Inglaterra) e Universidad Carlos III de Madrid (Espanha).

Nelson Oliveira da Silva é Bibliotecário formado pela UFRGS. Tem experiência em Biblioteca Universitária com a implantação e treinamento de sistemas de automação de bibliotecas. Trabalha com consultoria desde 2005. É moderador e gestor de conteúdo do grupo de mensagens e site.

Oswaldo Francisco de Almeida Júnior da UNESP é doutor e mestre em Ciências da Comunicação, pela ECA/USP, graduado em Biblioteconomia e Documentação pela FESPSP. Docente do Departamento de Ciência da Informação do Centro de Educação, Comunicação e Artes da Universidade Estadual de Londrina. É autor de diversos livros. Foi professor no Departamento de Biblioteconomia e Documentação da ECA/USP por mais de dez anos. Atuou também na Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, na Secretaria de Estado da Fazenda de São Paulo e, como autônomo, em outros espaços.

Cristian Breyner é graduado em Direito, Filosofia, Biblioteconomia, Tradução e Letras (Língua e Literatura Francesas), é mestre em Ciência da Informação e doutor em Literatura e Práticas Sociais pela Universidade de Brasília. Venceu com sua dissertação de mestrado o Concurso Latino Americano de Investigación em Bibliotecología, Documentación, Archivistica y Museología Fernando Báez (Eudeba, 2008) e o seu doutorado lhe garantiu o Prêmio Casa de las Américas com a obra "Devotos e Devassos: representação dos padres e beatas na literatura anticlerical brasileira" (Edusp, 2014).

Ainda no evento haverá uma reunião técnica apenas para diretores de bibliotecas.

Organizadores, patrocinador e apoiadores

O 7º Encontro Paranaense de Bibliotecários e Encontro Sul Brasileiro de Bibliotecários é realizado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e Biblioteca Pública Municipal Prof. Bruno Enei. Possui patrocínio do Barbur Plaza Hotel através da Lei Municipal de Incentivo a Grandes Eventos com Fluxo Turístico em Ponta Grossa (nº12.066/14).

Entre os apoiadores estão a, Fundação de Cultura de Ponta Grossa Sepam Colégio, Viação Iapó, GGL Móveis de Aço - Ponta Grossa, Bibliotheca, FAUEPG, Senac, Associação Bibliotecária do Paraná, Conselho Regional de Biblioteconomia 9ª Região e Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau.

VI Encontro Paranaense de Bibliotecários

Data: 25 a 27 de maio de 2022

Realização: UEPG e Biblioteca Pública Bruno Enei

Valor da inscrição: R$70

Inscrições: www.encontroprbibliotecarios.com.br

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Ponta Grossa, PR Atualizado às 01h06 - Fonte: ClimaTempo
10°
Tempo limpo

Mín. Máx. 23°

Dom 25°C 10°C
Seg 26°C 12°C
Ter 23°C 15°C
Qua 24°C 17°C
Qui 24°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes