Segunda, 23 de Maio de 2022
11°

Muitas nuvens

Ponta Grossa - PR

Eventos Evento

Projeto Abraçando o Paraná II Edição chega a Ponta Grossa e região dos Campos Gerais

Além da capital paranaense e de Ponta Grossa, o projeto terá transmissões online especialmente para dez cidades em março com a montagem O Mágico de Oss, da Cia do Abração

17/02/2022 às 07h32 Atualizada em 17/02/2022 às 07h39
Por: Redação Fonte: Da redação
Compartilhe:
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Neste sábado (19.02) e domingo (20.02), a Cia do Abração segue com apresentações virtuais gratuitas nos Campos Gerais com as peças ´A Bela e a Fera´ e  ´Entre o sol e a lua´. A temporada 2022 do projeto cultural que promove o diálogo entre teatro, música e contos de fadas percorre doze cidades do Estado com 14 apresentações gratuitas em versão online para toda a família".

A alegria e o sorriso do teatro estão chegando a 12 cidades do Paraná, com 14 apresentações de 4 espetáculos voltados para as crianças. Pensando numa solução criativa para promover o entretenimento para toda a família, a Cia. do Abraçãoatravés da Céu Vermelho Produções Artísticas, realiza o projeto ABRAÇANDO O PARANÁ II EDIÇÃO em versão online com formato diferenciado, já que promove o diálogo entre teatro, música e contos de fadas.  Aprovado pela Lei Federal de Incentivo e patrocinado pelas empresas COPEL e FAURECIA, a temporada 2022 do projeto será realizada entre os meses de fevereiro e março. Após sua estreia em Curitiba, o projeto segue neste final de semana com apresentações virtuais gratuitas para Ponta Grossa no sábado (19.02) do espetáculo A Bela e a Fera, da Cia do Abração, e no domingo (20.02), é a vez de Entre o sol e a lua, da Cia Dia de Arte, de Ponta Grossa. As transmissões ao vivo têm início às 16horas.  Além das apresentações terão debates online sobre dramaturgia do teatro para infância e juventude no Paraná, através da plataforma ZOOM.

Além da capital paranaense e de Ponta Grossa, o projeto terá transmissões online especialmente para dez cidades em março com a montagem O Mágico de Oss, da Cia do Abração: Palmeira (14/03), Sengés (15/03), Faxinal (16/03), Imbaú (17/03), Telêmaco Borba (18/03), Piraí do Sul (21/03)Carambeí (22/03), Tibagi (23/03), Castro (24/03) e Jaguariaíva (25/03). Nas praças, além do espetáculo também haverá debates para nova formação de plateia. Além disso, o público poderá interagir, via chat, com os atores, que responderão ao vivo.

O público poderá acompanhar os espetáculos ao vivo e gratuitamente através do canal do Youtube da Cia do Abração e  do blog do projeto Abraçando O Paraná
conheça o Blog do Abraçando o Paraná, e também através do portal das prefeituras locais. 

A diretora da Cia do Abração Letícia Guimarães comenta que o objetivo principal é fomentar o teatro para crianças no Estado do Paraná, através da circulação de espetáculos, com o intuito de ampliar o intercâmbio das pesquisas em novas dramaturgias, além de debates com público e artistas locais sobre este assunto, visando à formação de novas plateias. "Além disto, o Abraçando o Paraná almeja articular uma organização representativa deste segmento da produção teatral no Estado e enriquecer a articulação de pensamento e produção cultural, através do teatro", disse a diretora. A Céu Vermelho, proponente deste projeto, quer também valorizar os 21 anos de experiência dedicados à pesquisa e produção de espetáculos dirigidos à criança da Cia. do Abração, que lança em sua arte um novo olhar sobre a criança e o compartilhando com o público e artistas paranaenses. "Sentimos a necessidade de pilotar esta iniciativa, propondo este espaço de troca, mantendo uma pesquisa contínua sobre o assunto, criando um panorama da arte paranaense dirigida à criança e, também, atuando na formação de novas plateias, que estejam capacitadas a desenvolver discernimento e critérios avaliativos em relação à obra teatral", finaliza a diretora da Cia do Abração Letícia Guimarães.

Mais sobre os espetáculos do final de semana:

A Bela e a Fera - CIA DO ABRAÇÃO

A Cia. do Abração propõe a releitura deste clássico, adaptando-o ao contexto brasileiro dos bailes de carnaval, com todas as suas características culturais, códigos e musicalidade que atravessa do samba ao frevo, passando pelas singelas marchinhas, para ressaltar temas de valorização da arte e dos valores essenciais, questionando o conceito de beleza, para falar de virtudes humanas e do amor. A história é narrada por um bloco carnavalesco e se utiliza de todas as alegorias do Carnaval, incluindo fantasias, máscaras e instrumentos musicais da bateria de uma escola de samba, que são utilizados ao vivo pelos atores.

 Na nossa história, a protagonista pede ao seu pai, um ex-compositor de sambas, agora caixeiro viajante, que lhe traga de presente o samba da Rosa. Infortunadamente, o pobre homem escuta o samba vindo do castelo de uma terrível FERA. A partir daí se desenrola o conflito e toda a trama já conhecida deste clássico infantil. A reflexão sobre a importância da música e da poesia, para se chegar a valores imateriais que possam construir relações humanas subjetivas, essenciais e valorosas, tendo como subtexto a história de um questionável e improvável amor de uma Bela moça e uma horripilante Fera é o objetivo da montagem.

ENTRE O SOL E A LUA – CIA. DIA DE ARTE, convidada de Ponta Grossa

SINOPSE: “Entre o sol e a lua” é um espetáculo infantil da Cia Dia de Arte de Ponta Grossa, com influências do teatro mambembe e do teatro de rua. A sua dramaturgia e músicas são originais e apresentam uma história sensível e didática. Com muitas músicas e aventuras as crianças entendem que podem ser ouvidas e aprendem como elas precisam reagir quando se sentirem em perigo. Lobato e Carmélia são amigos e em uma distante viagem para um sonho conquistar se aventuram para o sol e a lua encontrar. E nesta viagem aprendem que em estranho nenhum é bom confiar mesmo sendo simpático e querendo ajudar e que uma grande amizade vale mais do que qualquer sonho realizar. Além de lúdico e poético, o espetáculo sugere que toda criança pode e deve se proteger e que se algo incomodar, um adulto de confiança precisa chamar.

Datas e horários

Dia 19/02/2022 (sábado)

ESPETÁCULO:  A BELA E A FERA, da Cia. do Abração

HORÁRIO: 16h

LINK: www.youtube.com/watch?v=LnKcCeG0JGc

Censura Livre

GRATUITO

Dia 20/02/2022 (domingo)

ESPETÁCULO: Entre o sol e a lua, da Cia Dia de Arte

HORÁRIO: 16h

LINK: www.youtube.com/watch?v=ztjdp-NS1Y0

Censura Livre

GRATUITO

Debate com artistas e público local: 19h plataforma ZOOM

LINK: us06web.zoom.us/j/87687840463?pwd=NDd4U3NQVXZMcmFlWHVxNFZKL1hTdz09

Meeting ID: 876 8784 0463 - Passcode: parana

Os links de acesso estarão disponíveis também no Blog do Abraçando o Paraná

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ponta Grossa - PR
Ponta Grossa - PR
Sobre o município Fundada em 15 de setembro de 1823, com uma população estimada em 350 mil habitantes, Ponta Grossa é uma cidade paranaense localizada na região dos Campos Gerais, conhecida como a “Princesa dos Campos Gerais”, maior entroncamento rodoferroviário do Sul do Brasil. Destacada por belezas naturais e atrativos turísticos, sendo o maior polo industrial e agrícola do interior do Paraná, possibilitando o surgimento investimendos e negócios.
Ponta Grossa - PR Atualizado às 20h48 - Fonte: ClimaTempo
11°
Muitas nuvens

Mín. 10° Máx. 21°

Ter 24°C 10°C
Qua 25°C 11°C
Qui 25°C 12°C
Sex 25°C 12°C
Sáb 24°C 14°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes