Segunda, 23 de Maio de 2022
11°

Muitas nuvens

Ponta Grossa - PR

Campos Gerais Turismo

Campeão do vôlei Giba fala sobre o turismo da região dos Campos Gerais no Paraná

Dica De Destino: Os encantos do estado do Paraná, por Giba do Vôlei

04/02/2022 às 14h45
Por: Redação Fonte: Da redação
Compartilhe:
Giba indicou os atrativos paranaenses como Dica De Destino. Foto: divulgação
Giba indicou os atrativos paranaenses como Dica De Destino. Foto: divulgação

Como bom paranaense, Gilberto Amauri de Godoy Filho, o Giba, não poderia fugir do seu belo estado natal para indicar a Dica De Destino (DDD). Para ele, o Paraná é o local a ser visitado, com únicas belezas naturais como cachoeiras, cataratas e cascatas, além da parte cultural e histórica. Giba deu destaque para o Parque Nacional dos Campos Gerais e para o Buraco do Padre, atrativos de natureza exuberante e com grande potencial para a atividade turística. A websérie quinzenal DDD traz vídeos curtos de personalidades, dos mais variados segmentos, recomendando cidades e atrativos turísticos nacionais que merecem ser descobertos pelos turistas.

Em sua vitoriosa passagem pela seleção brasileira, Giba foi campeão olímpico em Atenas 2004 e ganhou mais duas medalhas de prata, em Pequim 2008 e Londres 2012. Também ganhou o título da Liga Mundial, da Copa do Mundo, do Campeonato Mundial, dos Jogos Pan-americanos, do Sul-americano e da Copa dos Campeões. Com Giba na equipe, a Seleção Brasileira nunca ficou fora de um pódio em qualquer competição. O ponteiro conquistou os prêmios de melhor atleta de Atenas 2004, do Campeonato Mundial (2006), da Liga Mundial (2006) e da Copa do Mundo (2007)

Diagnosticado com leucemia aos seis meses de vida, Giba superou o primeiro obstáculo logo cedo. Curou-se em menos de um ano, pois a doença ainda estava em estágio inicial. No primeiro ano como profissional, outro desafio: ao cair de uma árvore, levou 150 pontos e ficou quase duas temporadas afastado do esporte. Em 1990, mudou-se com a família para Curitiba e participou de sua primeira Superliga. Cinco anos depois, foi convocado para a seleção adulta. Atualmente, Giba é embaixador dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs).

“Viajei o mundo, mas, sem dúvida nenhuma, eu amo o meu país, e a DDD, a Dica De Destino, mais linda que tenho: eu não posso fugir do meu Estado, o Paraná”, disse. “Onde você tem várias cataratas, tem o Buraco do Padre, tem os Campos Gerais, entre Curitiba e Ponta Grossa, as maiores cascatas que tem no estado, além da diversidade cultural”, reforçou. “Dica De Destino? Venha para o Paraná”, concluiu o campeão olímpico.

NATUREZA

O Parque de Natureza Buraco do Padre está inserido dentro de uma Unidade de Conservação de Proteção Integral: O Parque Nacional dos Campos Gerais. Localizado a apenas 120 km do Centro de Curitiba, em Ponta Grossa, o Buraco do Padre é um dos mais impressionantes monumentos naturais do mundo: uma cachoeira com cerca de 30 metros de altura que deságua em um anfiteatro rochoso (furna) e forma um pequeno lago de fundo arenoso.

O acesso ao interior da furna é um diferencial do parque: uma trilha fácil e bem-sinalizada de apenas 880 metros, com passarelas de madeira que garantem o acesso dos visitantes de todas as idades e capacidades motoras. Os Campos Gerais do Paraná é uma região turística repleta de atrativos naturais, históricos e culturais com forte influência do tropeirismo e da colonização europeia na culinária, costumes e tradições. A geografia dos Campos Gerais é de grande beleza, com rios, cânions, corredeiras e cachoeiras, entre outras formações naturais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.