Quinta, 29 de Outubro de 2020 01:33
42 98874-8154
Ponta Grossa Ponta Grossa

Ponta Grossa ganha o título de Capital Paranaense da Cerveja

O PL ainda vai passar por mais duas votações antes de seguir para a sanção do governador.

13/10/2020 09h14
Por: Redação Fonte: Das assessorias
Foto: divulgação
Foto: divulgação

A Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) aprovou, em primeira discussão, o Projeto de Lei (PL) que torna Ponta Grossa a Capital Paranaense da Cerveja. A proposta é de autoria do deputado Plauto Miró Guimarães Filho. O PL ainda vai passar por mais duas votações antes de seguir para a sanção do governador Ratinho Júnior.  

Plauto comenta que decidiu apresentar o projeto porque Ponta Grossa está prestes a se tornar a cidade com o maior potencial de produção de cerveja da América Latina, em escala industrial e artesanal, de acordo com os dados das próprias cervejarias instaladas na cidade.

A quantidade produzida anualmente somente nas duas maiores fábricas existentes é responsável pelo abastecimento das regiões Sul e Sudeste do Brasil, considerado o mercado premium, de acordo com a assessoria da Heineken.

Mas não é só a produção em escala industrial que chama a atenção e destaca a cidade nesse setor. As cinco principais cervejarias artesanais de Ponta Grossa são responsáveis pela fabricação de 150 mil litros/mês. Alguns tipos da bebida receberam premiações e são reconhecidas internacionalmente.

“Não faltam motivos para que a cidade receba esse título. É importante lembrar também que a produção de cerveja faz parte da história de Ponta Grossa, desde o século XVIII, com a instalação da primeira fábrica na cidade que, mais tarde, ganhou o nome de Adriática, por meio da família Thielen”, argumenta Plauto.  

Outro fator relevante, destaca o deputado, é a geração de emprego e renda que as indústrias do setor promovem para a cidade. Juntas, as fábricas empregam cerca de mil pessoas de forma direta. E este número deve crescer em breve já que as duas maiores indústrias têm projetos de expansão de suas unidades.

Além de ser um motivo de orgulho para a cidade, pelo aspecto histórico e por sua importância em um significativo mercado, o título de Capital Paranaense da Cerveja pode ser usado em estratégias de marketing para atrair mais indústrias do ramo e também para divulgar os potenciais de Ponta Grossa em várias áreas, como no turismo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.