Quarta, 28 de Outubro de 2020 17:36
42 98874-8154
Ponta Grossa Ponta Grossa

Extensionistas da UEPG lançam cartilha de saúde mental para comunidade universitária

A cartilha foi idealizada e produzida pelos programas: UEPG Abraça, Liga Acadêmica de Psiquiatria e Saúde Mental, e Residência Multiprofissional em Saúde Mental (HU-UEPG).

29/09/2020 20h47
Por: Redação Fonte: UEPG
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Três programas de extensão da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) publicaram nesta semana a cartilha “Saúde Mental e COVID-19 no contexto universitário”, com o objetivo de fornecer subsídios para que a comunidade universitária possa enfrentar a pandemia cuidando uns dos outros. A cartilha foi idealizada e produzida pelos programas: UEPG Abraça, Liga Acadêmica de Psiquiatria e Saúde Mental, e Residência Multiprofissional em Saúde Mental (HU-UEPG).

Neste trabalho conjunto, são apresentadas sugestões e estratégias acessíveis de apoio à saúde mental, a fim de ajudar na adaptação às mudanças impostas pela pandemia, além de apresentar alguns serviços da universidade que oferecem apoio em meio às medidas de distanciamento social.

A coordenadora do projeto UEPG Abraça e uma das autoras da cartilha, Lara Messias Floriano, explica o que levou a criação deste material. “Sabe-se que as medidas adotadas em meio à pandemia afetaram a vida das pessoas de diversas maneiras. Da mesma forma, o distanciamento social mudou a vida de alunos, professores e agentes universitários. Enfrentar essas mudanças pode levar à sentimentos de medo, ansiedade e incerteza, bem como ao agravamento de quadros em Saúde Mental”, afirma.

A cartilha foi realizada por: Lara Messias Floriano, coordenadora do Programa de Extensão UEPG Abraça; Estela Baldani Pinto, psicóloga do programa UEPG Abraça; Marcos Kockzur Lacerda e Gabriele de Oliveira, assistentes sociais e residentes técnicos da universidade; e pelos acadêmicos de Medicina da UEPG, Hailyn Ribas de Lima, João Pedro Gambetta Polay e Thamires Neves de Campos.

Para ler a cartilha “Saúde Mental e COVID-19 no contexto universitário” clique aqui.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ponta Grossa - PR

Ponta Grossa - Paraná

Sobre o município
Ponta Grossa, chamada de “Princesa dos Campos Gerais”, geograficamente sendo o 2° Planalto Paranaense, estudos revelam como maior entroncamento rodoferroviário do Sul do Brasil, devido seu potencial de escoamento de produção agrícola e de insumos é o maior polo industrial do interior do Paraná. Como uma população estimada em mais de 300 mil habitantes, com característica universitária, ótima opção para investimentos imobiliários, comércio de bens, serviços e turismo.