Quarta, 23 de Setembro de 2020 19:14
42 98874-8154
Paraná Paraná

Região tem 13 inspetores do Crea-PR eleitos para o mandato 2021-2023

Eleição eletrônica aconteceu de 10 a 24 de agosto, e contou com a participação de 2.813 profissionais registrados no Conselho em todo o Estado

04/09/2020 14h38
Por: Redação Fonte: Crea-PR
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Profissionais registrados no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) escolheram, no último dia 28, os 174 inspetores que irão atuar em todo o Estado, no mandato 2021-2023. Nas três Inspetorias (Ponta Grossa, Castro e Telêmaco Borba) que fazem parte da regional do Crea-PR, em Ponta Grossa, foram reeleitos seis inspetores e eleitos outros sete.

Conforme o gerente regional do Crea-PR, em Ponta Grossa, o Engenheiro Agrônomo, Vânder Della Coletta Moreno, o inspetor desempenha um importante papel junto ao Conselho. “ A função é aprimorar o processo fiscalizatório do Conselho, exigir e buscar a efetiva participação dos profissionais nas obras e serviços e contribuir nas discussões de Políticas Públicas de desenvolvimento do Estado”, completa.

O período de votação aconteceu de 10 a 24 de agosto e contou com a participação de 2.813 profissionais registrados em todo o Estado, que tiveram a oportunidade de votar através do acesso restrito no site do Conselho. O pleito ocorreu para eleger inspetores de seis modalidades, um para cada Câmara Especializada (Agronomia, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Metalúrgica, Engenharia Química, Geologia e Minas, e Agrimensura e Engenharia de Segurança do Trabalho), em cada uma das 35 inspetorias do Crea-PR, totalizando 210 vagas.

Somente na regional do Crea-PR, em Ponta Grossa, 167 profissionais manifestaram seus votos. Para a Inspetoria de Ponta Grossa foram preenchidas as seis vagas, sendo que dois inspetores foram reeleitos. Na Inspetoria de Castro, os quatro profissionais escolhidos também foram reeleitos e, a Inspetoria de Telêmaco Borba, o quadro se renova, com três Inspetores. Todos eles tomam posse juntamente com o novo presidente do Crea-PR, no dia 1º de janeiro de 2021.

A Engenheira Agrônoma Luciane Curtes Porfírio da Silva, reeleita na Inspetoria de Ponta Grossa, frisa que a importância da função é poder defender a profissão e profissionais comprometidos com a ética. “O motivo é acreditar que posso somar para melhoria do Conselho”, diz.

Na Inspetoria de Telêmaco Borba, a Engenheira Civil Krislaine Andressa Chikoski Carvalho, acredita que, por meio da função, poderá estar ainda mais conectada com a profissão. “Também poderei contribuir com o Conselho para que as fiscalizações sejam realizadas com ainda mais êxito”, reforça.

O Engenheiro de Minas, Thiago Henrique Ribeiro, reeleito na Inspetoria de Castro, conta que, desde a sua primeira candidatura, tinha o intuito de participar mais efetivamente das atividades do Conselho e de contribuir com as boas práticas do exercício da função de engenheiro. “Vi a oportunidade de auxiliar o órgão na função voluntária de inspetor. É uma chance de poder contribuir com as ações de fiscalização do exercício da profissão, das empresas que exerçam atividades relacionadas ao Crea”, conclui. 

Sobre o Crea-PR

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) é responsável pela regulamentação e fiscalização da atuação de profissionais e empresas das áreas da Engenharias, Agronomias e Geociências. Além de regulamentar e fiscalizar, o Crea-PR também promove ações de orientação e valorização profissional por meio de termos de fomentos disponibilizados via Editais de Chamamento.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.