Sexta, 05 de Junho de 2026
10°C 18°C
Ponta Grossa, PR
Publicidade

"Fábrica de Ideias vai levar o Paraná para vanguarda da tecnologia", afirma Ratinho Junior

O novo espaço será destinado à instalação de empresas de tecnologia, instituições de pesquisa e escritórios governamentais, criando um ambiente co...

Notícias
Por: Notícias Fonte: Secom Paraná
03/06/2026 às 14h19
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

A Fábrica de Ideias, cuja construção recebeu a ordem de serviço nesta quarta-feira (3) , nasce com um objetivo claro. Transformar a Capital do Paraná, já reconhecida globalmente pelos projetos inovadores, em um celeiro ainda maior de ideias. O novo espaço será destinado à instalação de empresas de tecnologia, instituições de pesquisa e escritórios governamentais, criando um ambiente colaborativo voltado ao desenvolvimento de soluções inovadoras.

“A ideia é fazer com que Curitiba e o Paraná continuem nessa vanguarda de tecnologia. Nós temos o Vale do Pinhão, que é um centro de tecnologia que vem crescendo, e a intenção é fazer com que a Fábrica da Ideias também possa amplificar o trabalho de tecnologia, de novas startups, de permitir um networking entre as empresas com soluções na área tecnológica, além do olhar para a inteligência artificial”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Ele lembrou ainda que o Estado já tem atraído diversas empresas de tecnologia, programação e inovação. E citou um exemplo recente. “Anunciamos há alguns meses a TCS, de Londrina, que está inclusive ampliando suas instalações para atender toda a América do Sul. É a maior empresa de tecnologia da Índia, que escolheu o Paraná, fruto do volume de mão de obra que nós estamos qualificando no Estado”, disse.

Continua após a publicidade

“Em 10 anos, 65% das próximas profissões que serão criadas virão da área da tecnologia. É nossa obrigação preparar uma nova geração que esteja conectada e disposta a trabalhar nesse mercado. O Paraná vem se organizando para estar preparado para isso”, revelou Ratinho Junior. “Muitas startups hoje bilionárias nasceram aqui. Temos uma vocação quase que natural. Então por que não ter o maior centro de tecnologia da América Latina”.

E a transformação da economia paranaense nos últimos sete anos tem deixado marcas cada vez mais visíveis no mercado de trabalho. Entre 2018 e 2025, o Paraná criou mais de 55 mil empregos formais em atividades de alta e média-alta intensidade tecnológica, um crescimento de 36% que reflete a expansão industrial, a modernização dos serviços e a atração de investimentos em setores de maior valor agregado.

Para o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, a iniciativa, além do forte apelo tecnológico, se integra ao trabalho que vem sendo desenvolvido no município. “É um presente de quase R$ 300 milhões, que começa imediatamente, preservando o que precisa ser preservado, mas com muita inovação e construção no Rebouças, historicamente um bairro da inovação na cidade”, declarou. “Fortalece ainda o trabalho que temos feito pelo Centro, pois estamos no centro expandido de Curitiba”, apontou.

Durante a solenidade, o secretário das Cidades, Fernando Giacobo, ressaltou o trabalho conjunto para tirar esse projeto do papel. “Aqui é a união da iniciativa privada, dos poderes públicos, da Prefeitura, do Governo do Estado, para trazer melhoria de vida para a população. Não só de Curitiba, por que eu tenho certeza de que aqui virão pessoas do mundo inteiro. Esse local também vai ser um vetor de desenvolvimento para o turismo”, disse.

O secretário de Inovação e Inteligência Artificial, Marcos Stamm, reforçou o protagonismo paranaense no setor de tecnologia e o simbolismo da estrutura que será desenvolvida na antiga Fábrica da Brahma/AmBev. “ O Paraná já desponta na inovação no Brasil. Somos um dos focos da inovação no país, junto com São Paulo e Piauí. E este espaço, naturalmente, vai representar muito, como um dos maiores polos de inovação da América Latina”, comentou.

Continua após a publicidade

“Além disso, vamos recuperar uma área estratégica, parte da história industrial do Paraná. Estamos fazendo um link, uma ponte para o futuro, com a valorização e busca da inovação, do conhecimento e da cultura”, complementou.

Essa capacidade de pensar longe, no que vem pela frente, é justamente o que atestou o secretário do Planejamento, Clemersom Aparecido da Silva, em seu discurso. “A Fábrica de Ideias representa, de fato, o Governo do Paraná. Uma administração que desenvolve ideias e projetos que nascem com os propósitos de continuidade e avanço de um Paraná que se constrói agora pensando no futuro”, afirmou.

A contribuição da cultura será principalmente com a presença de dois museus: uma sede do Museu de Arte Contemporânea (MAC) e o Museu da Comunicação e Inovação. “A cultura é fundamental aqui na Fábrica de Ideias, porque para você ter ideias, você precisa ser criativo. E a cultura entra justamente nesse fortalecimento e incentivo ao pensamento criativo", explicou a secretária da Cultura, Luciana Casagrande.

Representante do Consórcio Inova Paraná, responsável pela obra, a presidente da CESBE Engenharia, Jacqueline Loyola, falou do orgulho de participar da revitalização da estrutura histórica. “Entendemos que é um projeto emblemático para a cidade e para o Estado. Acho que nos reposiciona como um polo de inovação e de empreendedorismo; vai conectar pesquisadores, estudantes e empreendedores. Então, traz todo um entorno e um posicionamento novo para a cidade, o que é bastante relevante”, opinou.


INVESTIMENTO– O investimento do Estado é de R$ 296,5 milhões para a implantação do complexo, que ocupa um terreno de 50 mil metros quadrados no antigo polo industrial de Curitiba e terá 34 mil metros quadrados de área construída, aproveitando parte das construções da antiga fábrica, que é uma Unidade de Interesse de Preservação — classificação dada a edificações antigas, casarões ou monumentos que possuem alto valor arquitetônico, histórico e cultural. Ela passará por um “retrofit sustentável", que vai modernizar as estruturas, mantendo as fachadas históricas.

O projeto será executado pelo Consórcio Inova Paraná, que reúne as empresas CESBE Engenharia (responsável pela execução do Museu Oscar Niemeyer), RAC Engenharia, JPM Arquitetura, ArquiBrasil Arquitetura e Restauração e Enclimar Curitiba, que venceu a licitação integrada, modalidade em que a mesma empresa é responsável pelos projetos e pela obra. Os primeiros seis meses serão voltados

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ponta Grossa, PR
13°
Tempo nublado
Mín. 10° Máx. 18°
12° Sensação
1.6 km/h Vento
80% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
07h00 Nascer do sol
17h38 Pôr do sol
Sábado
20°
Domingo
19°
Segunda
16°
Terça
17°
Quarta
16°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,15 +1,46%
Euro
R$ 5,96 +1,03%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 335,523,99 -3,21%
Ibovespa
169,019,13 pts -0.77%
Publicidade
Publicidade
Publicidade