Terça, 09 de Junho de 2026
12°C 18°C
Ponta Grossa, PR
Publicidade

Ato de alunos da USP cobra diálogo com reitoria

Reitoria da universidade informou ter criado comissão de diálogo

Notícias
Por: Notícias Fonte: Agência Brasil
13/05/2026 às 21h19
Ato de alunos da USP cobra diálogo com reitoria
© Guilherme Jeronymo/Agência Brasil

Os estudantes da Universidade de São Paulo realizaram um novo ato na noite desta quarta-feira (13) na região central da capital paulista para pedir diálogo com a reitoria da universidade.

Os universitários estão em greve, há quase um mês, e cobram reforço das políticas de permanência estudantil, fim da terceirização dos restaurantes universitários, diálogo permanente sobre a gestão dos espaços estudantis, priorização da educação e fim dos cortes no orçamento da universidade.

“O que a gente está construindo é uma greve pacífica e a gente tem como perspectiva conseguir a mesa de negociação. A nossa luta tem sido basicamente por melhoria das qualidades de ensino, principalmente nas questões de permanência da universidade. As pautas estão se somando [às mobilizações em outras universidades e dos professores municipais] contra o projeto de privatização do serviço público e da precarização do estudo e da educação como um todo”, explicou o estudante Heitor Vinícius, do comando de greve do Diretório Central dos Estudantes da USP e aluno do curso de Ciências Sociais.

Continua após a publicidade

O movimento chegou a ocupar a reitoria, no campus da Cidade Universitária, na semana passada . O local foi reintegrado no último domingo e estudantes denunciaram abuso de força policial . Os protestos passaram a ser realizadas no centro da cidade, como o de hoje na Avenida Paulista até a Praça Roosevelt.

Procurada pela Agência Brasil, a reitoria da USP informou que instituiu, hoje, uma Comissão de Moderação e Diálogo Institucional, “com o objetivo de promover a abertura de um novo ciclo de interlocução com a representação estudantil”.

Segundo a universidade, a primeira reunião da Comissão será agendada em breve.

A mobilização dos estudantes contou com o apoio de professores municipais, que também protestam por reajuste salarial, e de parlamentares de partidos de esquerda.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ponta Grossa, PR
17°
Tempo nublado
Mín. 12° Máx. 18°
17° Sensação
2.22 km/h Vento
72% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
07h01 Nascer do sol
17h38 Pôr do sol
Quarta
15° 12°
Quinta
15° 12°
Sexta
15° 10°
Sábado
16°
Domingo
17°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,17 -0,46%
Euro
R$ 5,97 -0,37%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 340,012,75 -2,64%
Ibovespa
169,813,16 pts 0.68%
Publicidade
Publicidade
Publicidade