Sábado, 20 de Abril de 2024

Tempo limpo

Ponta Grossa, PR

Saúde Saúde

Ministério lança campanha de incentivo à doação sangue

Devido à pandemia os estoques dos hemocentros do Brasil caíram em mais de 10% e objetivo é incentivar regularidade de doadores 

14/06/2021 às 12h20
Por: Redação Fonte: R7
Compartilhe:
Marcelo Queiroga lança campanha de doação de sangue - (Foto: Reprodução Ministério da Saúde - 14.6.2021)
Marcelo Queiroga lança campanha de doação de sangue - (Foto: Reprodução Ministério da Saúde - 14.6.2021)

O ministro da saúde, Marcelo Queiroga lançou, nesta segunda-feira (14), Dia Mundial do Doador de Sangue, uma campanha nacional para incentivar a doação regular de sangue. 

Continua após a publicidade
Anúncio

De acordo com dados da pasta, durante a pandemia houve uma diminuição de cerca de 10% de bolsas nos hemocentros brasileiros. Sendo que na rede SUS (Sistema Único de Saúde) são feitas mais de 3 milhões de doações por ano. 

"Os hemocentros é uma política pública muito bem-sucedida, antes, durante e pós-pandemia no SUS e seguirá na nossa preocupação. O Ministério considera a doação de sangue totalmente prioritária. Em 2020 foi investido 1,8 bilhão na rede nacinal de serviço de hematologia e hemoterapia e em 2021, já foi 1,6 bilhão, ainda vamos investir mais", afirmou o ministro no lançamento.

Continua após a publicidade

Mesmo com a diminuição das cirurgias eletivas devido à covid-19, a baixa de estoques pode causar problemas aos hospitais que atendem pacientes de urgência e as pessas que precisam periodicamente receber sangue. 

A campanha tem o objetivo de explicar que a doação é segura, sem riscos de infecção com o SARS-CoV-2, e busca retomar os estoques dos hemocentros quando as operações agendadas previamente sejam retomadas. 

Continua após a publicidade

A primeira-dama Michele Bolsonaro participou do lançamento por meio de um vídeo que foi apresentado durante o evento. 

Queiroga destacou que doar é uma ato em favor à vida. "A campanha torna visível esse ato de solidariedade e de amor. o sangue ao longo do tempo simboliza a vida. Por isso é importante a regularidade na doação de sangue", disse o ministro. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ponta Grossa, PR Atualizado às 04h06 - Fonte: ClimaTempo
Tempo limpo

Mín. Máx. 23°

Dom 25°C 10°C
Seg 26°C 12°C
Ter 23°C 15°C
Qua 24°C 17°C
Qui 24°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes