
A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Esportes, anunciou a inauguração da nova Academia Municipal para o dia 04 de agosto, às 15h30, na Arena Multiuso. O espaço público será dedicado à promoção da saúde e à prática de atividades físicas gratuitas para a população, com inscrições online começando já na próxima semana.
Com um investimento de aproximadamente R$ 400 mil, a estrutura de 170 m² foi projetada para oferecer musculação e outros exercícios físicos. O atendimento será amplo, beneficiando desde atletas e paratletas do projeto Prata da Casa até servidores públicos, pacientes encaminhados pelo Sistema de Regulação em Saúde (SISREG) e a comunidade em geral.
Inicialmente, a academia funcionará de segunda a sexta-feira, em um horário estendido das 7h às 21h. Para garantir um atendimento de qualidade e segurança, as aulas terão uma hora de duração e serão organizadas em turmas de até 22 alunos. Cada turma contará com o acompanhamento permanente de dois profissionais de Educação Física.
A Secretaria de Esportes projeta uma capacidade de até 6 mil atendimentos por mês, democratizando o acesso a um espaço moderno e bem equipado para a prática esportiva na cidade.
O acesso à academia foi planejado para atender diferentes públicos, fortalecendo tanto a saúde comunitária quanto o esporte de rendimento local. A distribuição das vagas será feita da seguinte forma:
30% das vagas: Destinadas a pacientes do Sistema de Regulação em Saúde (SISREG), que receberão encaminhamento da Fundação Municipal de Saúde por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NAF).
70% das vagas: Disponíveis para o público geral, incluindo atletas, servidores e a comunidade, preenchidas através de inscrições online.
Os interessados em garantir uma vaga na Academia Municipal devem ficar atentos ao prazo de inscrição, que é limitado.
Abertura: A partir das 10h de segunda-feira, 21 de julho.
Encerramento: Às 23h59 de sexta-feira, 25 de julho.
Onde: As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site da Secretaria de Esportes: smesp.pontagrossa.pr.gov.br, na aba "Inscrições".
A prefeita Elizabeth Schmidt destacou a importância do novo equipamento público. "A Academia Municipal é um investimento que vai beneficiar mais de uma área em nossa cidade. Estamos muito felizes em concretizar esse sonho que garante uma estrutura pública de qualidade para a preparação dos nossos atletas, e também para a saúde das pessoas", comemorou.
O secretário municipal de Esportes, Ede Pimentel, que destinou uma emenda de R$ 300 mil para o projeto enquanto vereador, reforçou o impacto da iniciativa. "Acredito que ele fortalece o esporte local e democratiza o acesso à prática esportiva. A inauguração da academia pública municipal é um grande passo e a realização de um sonho que amplia a qualidade de vida e o bem-estar da nossa população", afirmou Pimentel.