Sábado, 20 de Abril de 2024
10°

Tempo limpo

Ponta Grossa, PR

Tecnologia Tecnologia

Foguete chinês deve cair no oceano Índico, perto da Austrália

Reentrada está prevista para as 23h38 deste sábado (8) e será acompanhada por astrônomos de todo o mundo

08/05/2021 às 19h40
Por: Redação Fonte: R7
Compartilhe:
Restos do foguete devem cair perto da Austrália, segundo especialistas - (Foto: Reprodução / Satflare.com)
Restos do foguete devem cair perto da Austrália, segundo especialistas - (Foto: Reprodução / Satflare.com)

Após alguns dias de expectativa, os astrônomos concluíram que o foguete Longa Marcha 5B da China, que está em queda livre após concluir a missão de colocar em órbita um módulo de uma futura estação espacial chinesa, deve finalmente fazer a reentrada na atmosfera terrestre no fim da noite deste sábado (8), por volta das 23h38, no horário de Brasília. 

Continua após a publicidade
Anúncio

Leia também: Foguete chinês está descontrolado, mas representa pouco perigo

Segundo os cálculos, o objeto deve cair em algum local próximo ao oeste da Austrália. A única cidade grande na região é Perth, a quarta maior do país, com cerca de 1,65 milhão de habitantes, mas de acordo com o astrônomo brasileiro Cristóvão Jacques, a tendência é que o foguete caia no oceano Índico. Outra opção é o grande deserto australiano.

Continua após a publicidade

Ele explicou que não se sabe se o foguete vai ser destruído durante a reentrada, "Nao é possivel calcular quanto de massa vai chegar ao chao porque ele está rodando e descontrolado", explicou Jacques. Juntamente com outros astrônomos brasileiros, ele fará uma live no YouTube sobre a queda do foguete a partir das 23h.

O empresário mineiro é dono do observatório Sonear, na cidade de Oliveira (MG), que faz parte da REA - Rede de Astronomia Observacional e da Bramon - Rede Brasileira de Observação de Meteoros. Segundo ele , dezenas de astrônomos brasileiros já estavam preparados para acompanhar a queda, caso acontecesse em território nacional.

Continua após a publicidade

"Se fosse cair no Brasil, teríamos 350 câmeras da Rede Clima ao Vivo è da rede da Bramon para cobrir um eventual reentrada. Com as últimas informações, vamos acompanhar por sites especializados neste tipo de acompanhamento e informando ao pessoal da live", explica.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ponta Grossa, PR Atualizado às 01h06 - Fonte: ClimaTempo
10°
Tempo limpo

Mín. Máx. 23°

Dom 25°C 10°C
Seg 26°C 12°C
Ter 23°C 15°C
Qua 24°C 17°C
Qui 24°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes