Domingo, 27 de Setembro de 2020 11:48
42 98874-8154
Ponta Grossa CMEI

CMEI de Ponta Grossa construiu Casa do Papai Noel com caixas de leite

CMEI de Ponta Grossa construiu Casa do Papai Noel com caixas de leite

25/12/2019 18h46 Atualizada há 9 meses
Por: Redação
CMEI de Ponta Grossa construiu Casa do Papai Noel com caixas de leite
Foto: divulgação

A equipe do Centro Municipal de Educação Infantil Luís Pereira Cardoso, na Vila Santo Antônio, vai deixar o Natal registrado na memória de seus alunos, para além dos presentes e das comemorações. 

Foto: divulgação
Os professores construíram uma Casa do Papai Noel utilizando materiais recicláveis, com 1,2 mil caixas de leite, além de garrafas pet e outras embalagens e produtos reaproveitados. Assim, o CMEI não apenas criou um ambiente lúdico para as brincadeiras das crianças, mas ensinou sobre cooperativismo e valores para a vida.


O projeto ‘Sustentabilidade: Construindo a Casa do Papai Noel’ envolveu os familiares de 105 crianças e teve a coordenação das professoras Ana Catarina Besten e Janayna de Fátima da Silva. Segundo a professora Janaína, o projeto foi idealizado e organizado em torno do cooperativismo. Os pais participaram com a coleta das caixas de leite e a equipe disponibilizou tempo fora dos horários de trabalho. “Para as crianças, quando viram tudo montado, foi o auge. Então sempre falamos em sala de aula sobre o sentido do Natal, sobre o cooperativismo, uso de materiais alternativos”, conta ela.


As caixas foram preenchidas com jornais e revistas. Em um fim de semana, foi feita a estrutura  da casa. A equipe da escola e alguns pais apoiaram o mutirão. Depois, as paredes de caixas de leite foram levantadas e pintadas.


As crianças participaram da coleta, limpeza e etapas do acabamento da casa. A simbologia dos valores representada pelo Natal também foi utilizada para reforçar o aprendizado da empatia e do respeito entre os alunos, no dia a dia. “Mostramos que o Natal traz a noção de presentear e cuidar do outro, de ser solidário, amigo. Então sempre conversamos fazendo dinâmicas e atividades lúdicas, no sentido de colaborar com o colega, sem brigar, pedir desculpa, trabalhando isso tudo”, observa Janaína.



Das assessorias
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.