Sábado, 08 de Agosto de 2020 09:33
42 98874-8154
Cartinhas

Cartinhas para o Papai Noel por Emerson Pugsley

Cartinhas para o Papai Noel por Emerson Pugsley

17/12/2019 05h49 Atualizada há 8 meses
Por: Redação
Cartinhas para o Papai Noel por Emerson Pugsley
Foto: divulgação
Estamos em um período festivo. Uma comemoração muito antiga, onde o aniversariante principal é o Homem que faz história – Jesus.


Todos preocupados com os festejos de uma noite. Roupas novas, alimentos diversificados, luzes coloridas, ornamentos, tudo previamente preparado, com muitos presentes embaixo da árvore de natal. Papai e mamãe noel espalhados pelas lojas, passeando em trenós, conquistando crianças e adultos, no sonho de ganhar algo.


Dias atrás, eu andava de carro, pelo centro da cidade, e ao parar no semáforo fui rapidamente surpreendido pôr um humilde menino, de roupas judiadas, o qual me entregou uma folha dobrada de papel fotocopiado.


A história ali contada, era de muitas dificuldades, desde familiares presos, outros doentes e a falta de tudo dentro de casa. Os pedidos eram de fraldas, bombons, latas de achocolatado, entre outros.


A televisão e o comércio em geral, fazem a sua parte direitinho. Contagiam as pessoas a gastarem, por falsos e passageiros momentos de prazer. As ruas iluminadas, escondem os problemas em nossos caminhos.


Esta é uma época, onde cartinhas assim se multiplicam. É o “espírito natalino” chegando nas comunidades mais carentes e miseráveis.


Ainda existem aqueles, que deixam seus pedidos nas agências dos Correios, redes de supermercados, etc...O sonho acalentado, de receber a visita do bom velhinho, é construído a cada instante nestas frágeis mentes.


O que para muitas crianças, é um brinquedo desprezado, para tantas outras é o paraíso terrestre. E isto é bem sério. Se pensarmos que as crianças, são o futuro desta nação, o que será do país, se ficarem todas revoltadas, desprotegidas, humilhadas e abandonadas?


E quando estiver, confortavelmente sentado, na frente de uma mesa, repleta de guloseimas festivas natalinas, lembre-se que muitos pratos estão vazios, pessoas enfraquecendo diante de tantas lutas, sonhos transformados em pesadelos.


Deixe que a solidariedade, entre em seu coração, e busque meios de presentear vidas com aquilo que estiver ao seu alcance. Não vamos jamais esquecer, que tudo plantado um dia, dará seus frutos, os quais podem ser bons ou péssimos, para nós mesmos.


Precisamos urgentemente, sair do “mundo imaginário”, criado pelas modernas sociedades, nas quais não existem pobres. Estes estão ao nosso lado. Só precisam ser enxergados e auxiliados.


Deixo a todos o desafio, que reflitam neste natal, sobre novos rumos em sua vida, de propósitos renovados, de raivas e ódios esquecidos, da comunhão com os excluídos, de uma vida nova ao lado de Deus, inspirando a viver um ano novo, com conquistas diárias e bênçãos sem igual.


Emerson Pugsley, o autor é cronista, formado em Geografia com Especialização em Espaço, Sociedade e Meio Ambiente. Já tem várias publicações em diversos meios de comunicação e participa como colunista voluntário no Jornal Ponta Grossa, desde 2017.

*As declarações expressas aqui, não representam a opinião do Jornal Ponta Grossa. Reservando apenas a opinião e ponto de vista individual do autor.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.