Domingo, 20 de Julho de 2025
6°C 20°C
Ponta Grossa, PR
Publicidade

Com ocupação de 100% na rede hoteleira, Lençóis recebe visita do governador durante os festejos juninos

O São João já tomou conta de Lençóis, na Chapada Diamantina, e quem entrou no clima foi o governador Jerônimo Rodrigues, que visitou a cidade neste...

Notícias
Por: Notícias Fonte: Secom Bahia
21/06/2025 às 17h22
Com ocupação de 100% na rede hoteleira, Lençóis recebe visita do governador durante os festejos juninos
Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

O São João já tomou conta de Lençóis, na Chapada Diamantina, e quem entrou no clima foi o governador Jerônimo Rodrigues, que visitou a cidade neste sábado (21). Em meio às bandeirolas, barracas de comidas típicas e muito forró, ele aproveitou para destacar como o apoio do Governo do Estado tem sido importante para manter viva a tradição, movimentar a economia local e garantir renda para quem vive da festa.

“Todo mundo conhece as belezas de Lençóis, mas o São João daqui também é muito convidativo. As pessoas durante o dia podem fazer suas caminhadas e a tardezinha começa a programação cultural. Além disso, tem o aquecimento da economia. Estamos falando de hospedagens, de bares, de restaurantes, tudo isso, gerando economia, trabalho”, afirmou Jerônimo.

Continua após a publicidade

Para apoiar os festejos dos santos juninos deste ano em aproximadamente 300 municípios, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), investiu cerca de R$ 180 milhões na contratação de atrações, na infraestrutura e na organização das comemorações. A programação cultural é gratuita e valoriza artistas locais e nomes consolidados do forró, garantindo acesso democrático à celebração.

“O São João de Lençóis está com 100% dos hotéis e pousadas lotados. A cidade respira turismo, respira forró e respira São João. E sem a ajuda do Governo do Estado, nada disso estaria acontecendo”, disse a prefeita Vanessa Senna.

Continua após a publicidade

O evento traz uma programação especial com artistas como Targino Gondim, Seu Luiz e Will Coelho. Para o secretário da Secult-BA, Bruno Monteiro, é a valorização das manifestações culturais nordestinas aliada a geração de renda para as famílias neste período. “Para nós, isso é muito gratificante, porque a cultura como centro de uma celebração que é tão importante para a identidade do povo nordestino, mas, também para a movimentação da economia, e é isso que nós queremos, a cultura servindo para preservar nossas tradições, mas também para impulsionar o desenvolvimento econômico da Bahia”.

Moradores e visitantes comemoraram essa valorização da cultura. A médica Cristiane Mendes, que veio de Fortaleza para conhecer as trilhas da Chapada Diamantina, acompanhada das amigas, é uma delas. “Estamos achando bastante bonita a cidade com a decoração. Estou achando mais regional, mais pé de serra. Lá em Fortaleza é forrozão, mais show, meio que sai da proposta do São João, que é um negócio mais tradicional, não só shows”, comentou, ao fazer um comparativo entre as festas das duas localidades nordestinas.

Continua após a publicidade

O vendedor de lanches Carlos ‘Japa’ celebrou: “a movimentação está muito boa. Estou vendendo todos os meus produtos. São João aqui é muito bom. O melhor São João da Chapada Diamantina é aqui, em Lençóis. Muitos turistas chegando, ainda está chegando mais gente ainda. Todo mundo está vendendo bem”.

O secretário do Turismo, Maurício Bacelar, considera que a diversidade encontrada na Bahia é o principal motivo para o sucesso dos festejos juninos. “A Bahia tem uma rica e diversificada cultura, cada região tem a sua característica e é essa diversidade que atrai milhões de pessoas para o nosso estado e com a estrutura que o Governo da Bahia dá a essas festas, nós temos o melhor e maior São João do mundo”.

Dados da Secretaria de Turismo (Setur) indicam que no período foi registrada a presença de até 50 mil pessoas, que resultou na ocupação de 100% na rede hoteleira. Os principais emissores foram outras regiões da Bahia, São Paulo, Minas Gerais e Brasília. Foram gerados 350 postos de trabalho diretos na festa e aproximadamente 800 indiretos.

Repórter: Anderson Oliveira/GOVBA

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ponta Grossa, PR
15°
Tempo limpo
Mín. Máx. 20°
14° Sensação
2.08 km/h Vento
67% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
07h03 Nascer do sol
07h03 Pôr do sol
Segunda
20°
Terça
22°
Quarta
22° 10°
Quinta
18° 11°
Sexta
17° 11°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade