Domingo, 20 de Julho de 2025
6°C 20°C
Ponta Grossa, PR
Publicidade

Procon reforça defesa do consumidor na 2ª Assembleia do Fórum Acreano de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos

O governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC), participou, na última quarta-feira, 18, ...

Notícias
Por: Notícias Fonte: Secom Acre
21/06/2025 às 16h36
Procon reforça defesa do consumidor na 2ª Assembleia do Fórum Acreano de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos
Foto: Reprodução/Secom Acre

O governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC), participou, na última quarta-feira, 18, da 2ª Assembleia do Fórum Acreano de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos, promovida pelo Ministério Público do Estado do Acre (MPAC). O encontro ocorreu no auditório da sede do MPAC, reunindo representantes de instituições públicas, especialistas e membros da sociedade civil para discutir os impactos do uso de agrotóxicos e transgênicos na saúde e no meio ambiente.

Presença da instituição no evento reforçou o compromisso do governo do Estado em ampliar a fiscalização e promover práticas que protejam a saúde da população. Foto: Elen Hanashara/Procon
Presença da instituição no evento reforçou o compromisso do governo do Estado em ampliar a fiscalização e promover práticas que protejam a saúde da população. Foto: Elen Hanashara/Procon

O Fórum Acreano, criado em 2017 e vinculado ao Fórum Nacional, é coordenado no estado pelo promotor de Justiça Luís Henrique Rolim e tem se consolidado como um importante espaço de diálogo interinstitucional. Seu objetivo é articular ações conjuntas de fiscalização, monitoramento e formulação de políticas públicas que minimizem os impactos dos agrotóxicos na saúde humana e no meio ambiente.

Continua após a publicidade

Durante a abertura, o procurador-geral de Justiça do MPAC, Danilo Lovisaro do Nascimento, ressaltou o papel estratégico do Fórum. “Esses encontros promovem um intercâmbio de experiências essencial para consolidar políticas públicas eficazes, baseadas em evidências e comprometidas com a proteção da saúde e do meio ambiente”, destacou.

Participando virtualmente da assembleia, o coordenador do Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos, Pedro Serafim, subprocurador-geral do Trabalho, abordou os desafios enfrentados no cenário nacional e reforçou a importância da cooperação entre os diversos órgãos envolvidos.
“Todos estamos de mãos dadas para mitigar os efeitos dos agrotóxicos e buscar o equilíbrio entre as questões ambientais, econômicas e sociais. A atuação conjunta é fundamental para proteger os trabalhadores, o meio ambiente e o consumidor final”, destacou Pedro Serafim.

Continua após a publicidade
Alana Albuquerque, presidente do Procon destacou a importância da autarquia no evento que visa a proteção dos consumidores. Foto: Elen Hanashara/Procon
Alana Albuquerque, presidente do Procon destacou a importância da autarquia no evento que visa a proteção dos consumidores. Foto: Elen Hanashara/Procon

A presidente do Procon/AC, Alana Albuquerque, destacou a importância da participação do Procon no Fórum, considerando a transversalidade do tema nas relações de consumo, reforçando o compromisso institucional com a promoção da saúde, segurança alimentar e do direito à informação do consumidor.
“Parabenizo o Ministério Público por essa importante iniciativa de realização do Fórum Acreano. É nosso dever assegurar que os consumidores tenham acesso a alimentos seguros e informações claras sobre o que estão consumindo. A atuação do Procon/AC nesse debate reforça a necessidade de unir esforços para proteger a saúde da população e garantir o respeito aos direitos do cidadão. O Fórum é um espaço essencial para que essas pautas avancem de forma coordenada e eficaz”, afirmou Alana.

O Procon/Ac ressaltou, durante a assembleia, a necessidade de integrar a defesa do consumidor às discussões sobre o uso de agrotóxicos, promovendo a conscientização sobre os riscos à saúde relacionados à exposição a resíduos químicos nos alimentos, além da união esforços e importância de ações conjuntas orientativas e da transparência nas relações de consumo.

Continua após a publicidade

Participaram também da assembleia representantes do Ministério Público Federal, Ministério Público de Contas, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), Vigilância Sanitária Estadual, entre outros.

Palestras técnicas ampliaram debate

A programação contou com palestras de especialistas nas áreas de saúde e vigilância sanitária. A agente administrativa da Secretaria Estadual de Saúde, Antônia Sales, apresentou o Programa Estadual de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos, voltado à proteção de comunidades em situação de vulnerabilidade.
Na sequência, a engenheira-agrônoma e fiscal sanitária Felícia Leite, da Divisão de Vigilância Sanitária Estadual, abordou o Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos, que monitora a presença dessas substâncias em produtos consumidos pela população acreana.

Compromisso com o consumidor e a sustentabilidade

A participação do Procon/AC na 2ª Assembleia do Fórum reforça o compromisso da instituição com a promoção da saúde pública, da sustentabilidade e da informação de qualidade ao consumidor. A atuação conjunta entre os órgãos presentes no evento representa um passo importante na construção de políticas integradas e fiscalizações mais eficazes, voltadas para o bem-estar da sociedade acreana.

The post Procon reforça defesa do consumidor na 2ª Assembleia do Fórum Acreano de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos appeared first on Noticias do Acre .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ponta Grossa, PR
17°
Parcialmente nublado
Mín. Máx. 20°
16° Sensação
1.46 km/h Vento
61% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
07h03 Nascer do sol
07h03 Pôr do sol
Segunda
20°
Terça
22°
Quarta
22° 10°
Quinta
18° 11°
Sexta
17° 11°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade