História de amor é celebrada dentro do hospital, reforçando a humanização no SUS e o cuidado com o envelhecimento com dignidade.
Neste sábado, 21 de junho, a capela do Hospital Alfa, no Recife, foi cenário de uma celebração rara, emocionante e cheia de significado: o casal Alfredo Quitério de Melo, 73 anos, e Judete Maria de Melo, 71, comemorou 50 anos de casamento em uma cerimônia simbólica organizada com o apoio das equipes do hospital. A celebração das bodas de ouro, realizada com benção religiosa e ambientação especial, contou com a presença da família, pacientes e profissionais da unidade.
A história de amor dos dois começou ainda na infância. Como relembra seu Alfredo, ele conheceu Judete quando tinha apenas 10 anos. “Ela parecia uma indiazinha”, conta ele, com os olhos brilhando. O que era um amor de criança atravessou o tempo e se transformou em um matrimônio sólido, marcado por companheirismo, respeito e uma família construída com três filhos e netos.
Internado inicialmente no Hospital da Restauração, no dia 21 de maio, seu Alfredo foi transferido para o Hospital Alfa no dia 12 de junho, onde segue em tratamento sob cuidados da equipe multiprofissional da Geriatria. Ao saberem que a data das bodas de ouro se aproximava, a família compartilhou com a equipe o desejo de marcar o momento — e imediatamente o Alfa se mobilizou para tornar possível a celebração dentro do hospital.
“Ver o amor dos meus pais ser celebrado mesmo em um momento delicado como esse é algo que nos emociona muito. Sou muito grata a toda a equipe do hospital por tornar esse momento possível, com tanto cuidado, carinho e respeito. Foi tudo pensado com muita sensibilidade”, destacou Vaneska de Melo, filha do casal.
A cerimônia foi organizada em conjunto com os setores de assistência, psicologia, enfermagem, pastoral da saúde e administrativo da unidade. A iniciativa reforça o olhar do hospital para além dos protocolos clínicos, valorizando as histórias, afetos e desejos dos seus pacientes.
“Momentos como esse mostram que cuidar vai além do tratamento. É também oferecer dignidade, promover afeto e reconhecer o valor das histórias que passam pelos nossos corredores”, afirmou Arthur Martins, Diretor Geral do Hospital Alfa.
Para o hospital, a celebração das bodas de ouro reafirma seu compromisso com a humanização do SUS e o envelhecimento com dignidade, pilares fundamentais da atuação da unidade, que se dedica diariamente a oferecer não apenas assistência, mas também acolhimento.