Aconteceu no último dia 17 de junho, em Ponta Grossa, o lançamento da 5ª edição do Salão de Turismo dos Campos Gerais. O evento, que será realizado em agosto, promete uma vasta programação, estandes para expositores, apresentações culturais e lançamentos, com o objetivo de impulsionar o turismo na região. Empresários, gestores do setor, representantes de instituições públicas e imprensa prestigiaram o lançamento.
Entre as autoridades presentes, o secretário de Turismo do Paraná, Leonaldo Paranhos, enfatizou a importância do turismo para o desenvolvimento local: “Turismo é solução, turismo traz imediatamente resultados de emprego, geração de renda e de felicidade”. Paranhos reiterou que o Paraná busca atrair turistas e destacou o empenho do governo em consolidar o estado como um destino de referência.
A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, também marcou presença e relembrou sua atuação na criação da primeira edição do evento, em 2015, quando era secretária. “O turismo dos Campos Gerais já é realidade com suas riquezas naturais maravilhosas e o Salão é uma vitrine. Temos que agir com inteligência para aproveitar cada oportunidade”, pontuou a prefeita.
Michael Douglas, gerente do Sebrae/PR em Ponta Grossa, parceiro do evento, ressaltou como o turismo impulsiona a economia regional. “A gente está aqui porque a gente se locomoveu, a gente se hospedou para cá, a gente se alimentou. Então, tudo isso move a cadeia do turismo e para nós, enquanto empreendedorismo, pequenas empresas, é muito importante”, afirmou.
Alvaro Fernandes Dias Filho, diretor administrativo da AdeTur e coordenador geral do 5° Salão, apresentou o conceito e formato desta edição, destacando o propósito central: “Queremos conectar e somar todos os esforços da região para nos consolidarmos como um destino”.
João Guilherme de Castro, presidente do Visite Ponta Grossa, parceiro do Salão desde a primeira edição, enfatizou as oportunidades de negócios para os participantes e a infraestrutura local. “Somos parceiros desde o primeiro salão porque acreditamos no nosso turismo e queremos que ele cresça mais, e que sejamos o principal destino do turista, seja ele de lazer ou negócios. Tudo porque aqui há a melhor infraestrutura, atendimento e belezas”, disse.
O presidente da AdeTur Campos Gerais, Guilherme Forbeck, encerrou as falas de lançamento. Para ele, o evento marca o início de um novo ciclo para o turismo regional. “Este encontro marca o início de um novo ciclo, um momento para sonhar, planejar e construir, de forma colaborativa, um evento que já se consolidou como uma vitrine do turismo regional e como uma plataforma de conexão entre iniciativas, ideias e pessoas”, afirmou Forbeck.
Guilherme Forbeck acrescentou que o Salão reflete a força do território e a capacidade de articulação local. “Cada estande, cada espaço de experiência, cada presença aqui é uma peça fundamental na construção de algo maior: um turismo mais forte, mais integrado e mais sustentável para os Campos Gerais”.
Nesta edição, o turismo cultural será o foco principal do evento, descrito por Forbeck como a essência rica e identitária da região. “Queremos valorizar os saberes, as expressões, as tradições e os talentos que fazem dos Campos Gerais um território único e encantador. Cultura que encanta, experiências que conectam, esse é o nosso convite”, destacou o presidente.
O 5º Salão de Turismo dos Campos Gerais é uma realização da Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (AdeTur), com parceria do Visite Ponta Grossa e Sebrae/PR. O evento conta com patrocínio do Shopping Palladium Ponta Grossa, por meio da Lei de Incentivo a Eventos Geradores de Fluxo Turístico em Ponta Grossa (Nº 12.066/14), e apoio da Abrasel Campos Gerais, Sistema Fecomércio, Universidade Estadual de Ponta Grossa e Secretaria de Turismo do Paraná.
Neste ano, o Salão de Turismo dos Campos Gerais oferece duas opções de estandes para expositores: 12 m² e 15 m². Ambos incluem montagem básica, identificação visual do expositor, participação no catálogo oficial, backdrop com imagem do expositor, um balcão plotado no painel frontal e uma mesa bistrô com quatro banquetas.
Os valores são de R$ 8 mil para o estande menor e R$ 10 mil para o maior. No entanto, a organização oferece descontos significativos, que podem reduzir o custo para até R$ 1.850. Esses descontos são aplicáveis a associados da AdeTur, participantes de programas do Sebrae, e empresas com presença em redes sociais e sites ativos, entre outros critérios.
Tradicionalmente, o Salão de Turismo dos Campos Gerais tem duração de três dias, sendo o primeiro dedicado a convidados para uma palestra com uma importante personalidade do setor. Em edições anteriores, o evento já recebeu palestrantes de renome como Beto Madalosso, empresário da gastronomia; Adonai Aires de Arruda, fundador da Operadora BWT e da Serra Verde Express; e Tatiana Perim, fundadora do Ekoa Park.
Neste ano, a palestra de abertura será realizada no moinho da Castrolanda, em Castro, com o nome do palestrante a ser divulgado em breve pela organização.
Mais informações sobre o 5º Salão de Turismo dos Campos Gerais podem ser encontradas no site oficial www.salaodeturismocamposgerais.com.br e nas redes sociais (@salaoturismocamposgerais).
Confirá mais novidades sobre o turismo regional Portal Campos Gerais