Sábado, 20 de Abril de 2024

Tempo limpo

Ponta Grossa, PR

Ponta Grossa Cultura

Ponta Grossa abre processos seletivos para alunos bolsistas da Orquestra e do Grupo de Teatro

Ao todo, serão selecionados 69 alunos. Inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site da Fundação Municipal de Cultura

01/05/2021 às 17h28 Atualizada em 01/05/2021 às 17h29
Por: Redação Fonte: Da redação
Compartilhe:
Foto: divulgação
Foto: divulgação

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Cultura (FMC), está com inscrições abertas para os processos seletivos de alunos bolsistas da Orquestra Sinfônica e do Grupo de Teatro do Município. Os interessados podem aderir aos editais através do formulário online disponível na página da FMC.

Continua após a publicidade
Anúncio

Sobre a iniciativa, a prefeita Elizabeth Schmidt ressalta a importância de ações que ofereçam suporte à produção cultural da cidade e à formação de novos artistas. "Darmos suporte à produção cultural e à formação de novos artistas têm sido alguns dos nossos objetivos para que Ponta Grossa continue a crescer como um grande pólo de cultura. Temos artistas maravilhosos e que já são referências em suas áreas de atuação e acredito que quanto mais pudermos valorizar essas figuras e oferecer oportunidades para que nossos jovens amadureçam e se aperfeiçoem, mais a nossa cidade ganha. Afinal, uma cidade onde se tem orgulho de viver é aquela onde, sobretudo, nos sentimos felizes e onde podemos ter acesso às mais diversas manifestações culturais", declara.

De acordo com o presidente da FMC, Alberto Portugal, serão selecionados 69 alunos bolsistas ao todo. Dezenove vagas são destinadas ao Grupo de Teatro e 50 para a Orquestra Sinfônica. “Essa é uma ótima oportunidade para os alunos que desejam se aperfeiçoar nas áreas do teatro e da música. No caso do Grupo de Teatro, as vagas contemplam diversas funções como  cenografia, assistência de direção, atuação e iluminação. Já para a Orquestra, temos vagas destinadas a músicos que tocam instrumentos de corda, sopro e percussão”, explica. “Outro ponto importante a ressaltar é que os processos de seleção possuem prazos de encerramento das inscrições distintos,  idade mínima para submissão da inscrição e as seleções se dão através de diversos critérios, incluindo provas práticas de aptidão. Todos os detalhes estão disponíveis nos editais já publicados”, completa Portugal.  Ainda sobre os editais da Fundação de Cultura, o presidente Alberto Portugal destaca que o Coro Cidade de Ponta Grossa também deverá abrir um processo seletivo nos próximos dias.

Continua após a publicidade

Grupo de Teatro Ponta Grossa

De acordo com a Fundação Municipal de Cultura (FMC), a seleção para o Grupo de Teatro é destinada a alunos que tenham, no mínimo, 18 anos até o dia 01 de junho de 2021 e que residam em Ponta Grossa.

Continua após a publicidade

As inscrições estarão abertas entre os dias 30 de Abril a 14 de Maio de 2021 (às 23h59), estritamente de forma online pelo site www.pontagrossa.pr.gov.br/cultura

Segundo o edital, serão admitidos até 19 (dezenove) alunos-bolsistas assim distribuídos:

- Até 15 (quinze) alunos ou alunas/atores ou atrizes efetivos (as);

 - Até 01 (um(a)) aluno ou aluna /assistente de direção;

- Até 01 (um(a)) aluno ou aluna /iluminador/luminotécnico;

- Até 01 (um(a)) aluno ou aluna /figurinista/aderecista;

-Até 01 (um(a)) aluno ou aluna cenógrafo/cenotécnico

Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa

Segundo a FMC, serão selecionados 50 alunos bolsistas para a temporada 2021 da Orquestra. Entre os pré-requisitos para a seleção está a obrigatoriedade de o candidato esteja cursando música em escola reconhecida ou no Conservatório Maestro Paulino Martins Alves, ou ainda já possua graduação em música. Também é necessário ter idade mínima de 16 (dezesseis) anos completos até o dia 29 de maio de 2021.

As inscrições ocorrerão de 30 de abril a 12 de maio de 2021 (às 23h59), estritamente de forma online pelo site www.pontagrossa.pr.gov.br/cultura

As vagas incluem:

- 16 Violinos

– 05 Violas

- 05 Violoncelos

- 02 Contrabaixos

 - 02 Flautas Transversais

- 02 Oboés

 - 02 Clarinetes

- 02 Fagotes

 - 03 Trompetes

- 03 Trompas

- 03 Trombones

- 01 Tuba

- 04 Percussionistas

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Ponta Grossa, PR Atualizado às 04h06 - Fonte: ClimaTempo
Tempo limpo

Mín. Máx. 23°

Dom 25°C 10°C
Seg 26°C 12°C
Ter 23°C 15°C
Qua 24°C 17°C
Qui 24°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes