Os vereadores da Câmara Municipal de Ponta Grossa se reúnem nesta quarta-feira (11) para uma sessão ordinária com pautas de grande impacto para o dia a dia da cidade. O destaque principal é a votação em segunda e última discussão do Projeto de Lei que cria o Programa “Cata-Treco”, destinado à coleta de resíduos volumosos como móveis e eletrodomésticos velhos.
Além deste projeto, a ordem do dia está repleta de novas propostas, homenagens a personalidades e instituições locais, e um grande volume de solicitações de melhorias para a infraestrutura dos bairros.
De autoria do vereador Fabio Silva, o Projeto de Lei 119/2025 avança para a votação final. Se aprovado, o Programa “Cata-Treco” estabelecerá um sistema para a coleta programada de objetos como sofás, geladeiras, colchões e outros resíduos que não são recolhidos pela coleta convencional. A iniciativa visa combater o descarte irregular em terrenos baldios e vias públicas, um problema crônico na cidade.
Ainda em segunda discussão, os vereadores analisam a concessão do Título de Cidadã Honorária à senhora Liamir Santos Hauer, proposta pelo vereador Guilherme Mazer, e duas alterações em leis existentes, de autoria dos vereadores Dr. Zeca e Julio Kuller.
Em primeira discussão, a pauta inclui a concessão de novos Títulos de Cidadão Honorário e Benemérito a diversas personalidades que contribuíram com o desenvolvimento de Ponta Grossa. Serão apreciados os nomes de Josoel da Cruz Borges, Olavo Nelson Ferreira Ribas, Rodrigo Silveira Schmidt, Mieceslau Iukow, Ivo Mottin Demiate, Élder Ciro Schmeil e Sebastião Rosa.
Também entra em pauta um projeto de lei do Poder Executivo (PL 143/2025) que pede autorização da Câmara para anuir na venda de um imóvel pertencente ao município.
Diversas moções de aplauso serão discutidas para reconhecer ações de destaque na cidade. Entre elas, estão:
Como de costume, a sessão trará um grande volume de Indicações ao Poder Executivo, refletindo as demandas da população. Dezenas de pedidos foram protocolados, solicitando serviços essenciais em diversas regiões.
Os principais pedidos incluem operações tapa-buraco, patrolamento e cascalhamento de ruas não pavimentadas, implantação de lombadas e faixas de pedestres, troca de lâmpadas por LED, limpeza e manutenção de praças e bueiros, além da inclusão de diversas ruas nos programas de pavimentação asfáltica. Os bairros mais citados nas solicitações de melhorias foram Uvaranas, Chapada, Nova Rússia e Contorno.