A poucos dias do Dia dos Namorados, celebrado nesta quinta-feira (12), o comércio de Ponta Grossa se prepara para uma data de comportamento misto do consumidor. Segundo uma pesquisa realizada pela Fecomércio/PR em parceria com o Sebrae/PR, a intenção de compra para a data caiu em relação ao ano passado, mas o valor médio que os apaixonados pretendem desembolsar por presente aumentou consideravelmente.
Na região central do estado, que abrange Ponta Grossa e os Campos Gerais, quase 36% dos consumidores afirmaram que irão presentear. Em todo o Paraná, o índice é de 39%. O dado mais expressivo, no entanto, é o aumento de 25% no ticket médio em comparação com 2024, que este ano é estimado em R$ 197,53.
Para os lojistas, a data é uma oportunidade crucial para aquecer as vendas. Regis de Oliveira Godoy, proprietário da loja Maria Mariá, destaca que o Dia dos Namorados é a terceira data mais importante em volume de consumo, atrás apenas do Natal e do Dia das Mães. "Nesta data, reforçamos a linha de moda jovem, facilitando para os clientes com mais opções de modelos", comenta. A loja aposta em preços acessíveis e parcelamento em até 12 vezes sem juros para atrair a clientela.
A estratégia vai ao encontro das preferências apontadas na pesquisa: roupas, bolsas e calçados são as principais escolhas dos consumidores, seguidos por perfumes e cosméticos. Além dos presentes, 16,9% dos entrevistados citaram um jantar romântico como parte da comemoração.
A criatividade também marca a data em outros setores. A Living Academia, por exemplo, oferece 50% de desconto na primeira mensalidade para casais. "Queremos trazer aquele casal que está em busca de uma academia completa e em valores acessíveis. Com isso, criamos essa campanha para os apaixonados", explica a proprietária, Andréia Alexandrina de Mello Corrêa.
José Carlos Loureiro Neto, presidente do Sindilojas Ponta Grossa e Região, reforça a importância das promoções. “Nesta data, as pessoas estão em busca de presentes e, com a atual situação da inflação e juros altos, eles acabam procurando onde é mais vantajoso. Por isso é importante que os lojistas façam promoções ou parcelamento de suas vendas”, analisa.
Comparando os dados de 2025 e 2024, a pesquisa revela uma queda de 8% na intenção de compra em todo o estado. O comportamento do consumidor também mudou na hora de escolher onde comprar:
No quesito pagamento, 48% dos paranaenses pretendem pagar o presente à vista, seja por PIX, cartão de débito ou dinheiro.
Apesar da queda na intenção de compra local, o cenário nacional é de otimismo. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a expectativa é que o Dia dos Namorados movimente R$ 2,75 bilhões em todo o Brasil, um aumento de 3,2% em relação a 2024.