Campanha segue aberta para toda a população, mas cobertura entre idosos, gestantes e crianças permanece abaixo de 30%
A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), faz um alerta à população sobre a importância da vacinação contra a gripe (influenza). A campanha, que já imunizou mais de 40 mil pessoas em toda a cidade, segue ativa em 25 salas de vacinação e por meio do Ônibus da Vacina, mas a adesão entre os públicos-alvo ainda está muito abaixo do ideal.
Segundo a coordenadora do Departamento de Imunização da FMS, Stela Godoy, apenas cerca de 25% dos idosos, gestantes e crianças de seis meses a seis anos receberam a vacina até agora. “Esse grupo é mais vulnerável às complicações da gripe e precisa de um cuidado redobrado”, afirma.
Para facilitar o acesso à imunização, a Prefeitura mantém três Unidades Básicas de Saúde (UBS) com atendimento estendido até as 21h:
UBS Cyro de Lima Garcia (Oficinas)
UBS Rômulo Pazzinato (Nova Rússia)
UBS Luís Conrado Mansani (Uvaranas)
A presidente da FMS, Liliam Brandalise, reforça o apelo para que os pais levem seus filhos e que idosos e gestantes compareçam aos pontos de vacinação. “Vacinar é um ato de responsabilidade coletiva. É prevenir, proteger e salvar vidas”, enfatiza.
A partir de 2024, a vacina contra a gripe passou a integrar o Calendário Nacional de Vacinação para os grupos prioritários. No entanto, a imunização está liberada para toda a população, enquanto durarem os estoques. Para se vacinar, basta apresentar um documento com foto e a carteira de vacinação. No caso de menores de 18 anos, a presença do responsável é obrigatória.
Confira onde se vacinar:
UBSs com atendimento até 21h:
Cyro de Lima Garcia (Oficinas)
Rômulo Pazzinato (Nova Rússia)
Luís Conrado Mansani (Uvaranas)
Demais salas de vacina:
Abrahão Federmann (Ana Rita)
Adam Polan (Palmeirinha)
Alfredo Levandovski (Gralha Azul)
Antônio Russo (São José)
Antônio Saliba (Cará-Cará)
Centro Vacina PG
Cesar A. Milléo (Panamá)
Cleon de Macedo (Vila Rubini)
Egon Roskamp (Santa Paula)
Jayme Guzmán (Vila Estrela)
José C. Araújo (Cará-Cará)
João O. Bello (Guaragi)
Júlio Azevedo (Vila Vilela)
Lauro Müller (Santa Maria)
Lubomir A. Urban (31 de Março)
Nilton Luiz de Castro (Tarobá)
Ottoniel Pimentel (Vila Cipa)
Roberto J. Portela (Ronda)
Sady M. Silveira (Olarias)
Zilda Arns (Parque N. Sra. das Graças)
Com a chegada do inverno, a gripe pode causar complicações sérias, especialmente entre os mais vulneráveis. A vacina continua sendo a forma mais segura e eficaz de prevenção.