Na última quarta-feira (30), a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) sediou um importante encontro em alusão ao Dia do Associativismo, promovido pela Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Centro do Paraná (CACICPAR).
O evento foi conduzido por Kiko Proença, presidente da CACICPAR, e Giorgia Bin Bochenek, presidente da ACIPG, e contou com representantes de associações comerciais de várias cidades da região:
ACECASTRO (Castro) – Ricardo Cardoso Filho
ACE Reserva – Julio Cesar Boeno
ACI Sengés – Luiz Magno de Queiroz Vieira
ACI Telêmaco Borba – representada por Silmara de Jesus Guimarães
Durante o encontro, Kiko Proença enfatizou a importância da unificação das entidades e da colaboração regional. Segundo ele, a atuação conjunta amplia os resultados e fortalece todos os envolvidos:
“Quando fortalecemos os negócios de todos, eu também me fortaleço. Associativismo é união”, afirmou Proença.
Ele ainda ressaltou a importância da renovação da liderança associativista e da participação ativa nas ações regionais.
A presidente da ACIPG, Giorgia Bin Bochenek, destacou o papel da entidade como ponto de encontro e aprendizado entre as cidades:
“A ACIPG é a casa de todos nós. Queremos que os próximos encontros ocorram nas cidades dos colegas também. É assim que construímos integração verdadeira.”
Ela também defendeu a colaboração regional em projetos estruturantes, citando o exemplo do aeroporto de Ponta Grossa, que beneficia toda a região dos Campos Gerais.
Giorgia revelou que, desde o início da sua gestão, a ACIPG cresceu de 1.600 para 2.300 associados, reflexo de um esforço contínuo para fortalecer a cultura do associativismo:
“Mais do que benefícios, entregamos um ambiente de negócios fortalecido. Mudar a cultura é difícil, mas estamos mostrando que vale a pena participar.”
O evento reforçou a missão das entidades presentes em promover o desenvolvimento econômico regional, por meio de um associativismo participativo, colaborativo e estratégico.
O fortalecimento institucional das associações comerciais da região é visto como fundamental para ampliar a voz dos empresários, influenciar políticas públicas e construir um ambiente de negócios mais competitivo e sustentável.