A Páscoa nas escolas públicas de Ponta Grossa ganhou um novo significado por meio do Laboratório de Aprendizagem Criativa (LAC). Em vez de apenas celebrar com chocolates, alunos das escolas municipais Frei Elias Zulian e Professora Guitil Federmann mergulharam em uma jornada de conhecimento interdisciplinar sobre o ciclo do cacau, desde a origem do fruto até a produção industrial do chocolate.
Com o projeto “Cacau, o fruto mágico da Páscoa”, crianças do Ensino Fundamental trabalharam conceitos de cultura maker, robótica educacional, programação com LED, além de desenvolverem maquetes, protótipos funcionais e elementos narrativos dentro da proposta da sala de aula invertida, fortalecendo o protagonismo estudantil.
Segundo a professora Lorena de Deus dos Anjos, do LAC da Escola Frei Elias Zulian, o projeto envolveu todas as turmas com uma abordagem prática e lúdica. “Trabalhamos desde o surgimento do cacau, sua história, passando pelo ciclo da produção até a chegada do chocolate ao supermercado. Finalizamos com a confecção de brigadeiros, que qualquer criança pode fazer em casa, unindo teoria e prática”, destaca.
Na Escola Guitil Federmann, o professor Bobson dos Anjos revela que a temática da Páscoa foi inicialmente mantida em segredo, despertando a curiosidade e a investigação dos alunos. “Eles chegaram à conclusão por conta própria, compreendendo a cadeia de suprimentos e propondo soluções com os materiais disponíveis. Utilizamos a robótica como meio de construção coletiva do conhecimento”, explica.
A estudante Isabela Antunes Barbosa, do 5º ano, compartilha o entusiasmo com a experiência: “Gostei muito de aprender sobre o cacau, que é importante para o Brasil. No LAC tem muita criatividade, e é um momento muito bom para a nossa vida. Estou aprendendo e vivendo a infância do melhor jeito, que é na escola”, comenta, reforçando o impacto transformador da iniciativa.
O projeto integra a proposta pedagógica do Laboratório de Aprendizagem Criativa, implementado pela Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa como espaço de inovação educacional, onde tecnologias e metodologias ativas se unem para transformar a sala de aula em um ambiente interativo e inspirador.
Com iniciativas como essa, a rede municipal de ensino reforça seu compromisso com uma educação criativa, tecnológica e conectada ao cotidiano dos estudantes, desenvolvendo habilidades cognitivas, socioemocionais e empreendedoras desde os primeiros anos.