A Câmara Municipal de Ponta Grossa inicia sua 19ª legislatura em 2025, composta por 19 vereadores, dos quais 12 foram reeleitos, quatro retornam após mandatos anteriores e três assumem pela primeira vez. A média de idade é de 49 anos, com Jairton da Farmácia (PDT) sendo o mais velho, aos 76 anos, e Ricardo Zampieri (PL), o mais jovem, com 29 anos. A representatividade feminina mantém-se com três vereadoras: Joce Canto (PP), reeleita, e as novatas Teka dos Animais (UB) e Enfermeira Marisleidy (PMB).
Profissionalmente, a área da saúde predomina, contando com dois médicos, uma enfermeira e um farmacêutico. Outras ocupações incluem empresários, agrônomo, mecânico de manutenção, advogado e radialista. Geograficamente, nove vereadores são naturais de outras cidades, como Guarapuava, Curitiba e Teixeira Soares, refletindo a diversidade da composição legislativa.
A continuidade de 12 vereadores reeleitos sugere estabilidade política, enquanto a inclusão de novos membros indica uma renovação de 42%, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A presença de profissionais da saúde pode influenciar positivamente nas políticas públicas relacionadas ao setor, atendendo às demandas da população.
A diversidade de origens e profissões entre os vereadores eleitos em Ponta Grossa para a legislatura 2025-2028 reflete um compromisso com a representatividade e a pluralidade de perspectivas na formulação de políticas municipais.
Na legislatura atual, 12 vereadores foram reeleitos. Entre eles alguns vereadores se destacam pela quantidade de mandatos que conquistaram. Maurício Silva (PSD), lidera a lista com 6 mandatos consecutivos; Dr. Zeca (UB) e Júlio Kuller (MDB) seguem para o quinto mandato; Divo (UB) e Pastor Ezequiel (DC) estão no seu quarto mandato. Geraldo Stocco (PV) e Paulo Balansin (UB) estão no terceiro mandato consecutivo.
A lista continua com 7 vereadores que seguem para o segundo mandato: Leandro Bianco, Ricardo Zampieri, Léo Farmacêutico, Professor Careca, Joce Canto, Dr. Erick e Florenal. Já os vereadores que chegam para a primeira passagem na Câmara são Enfermeira Marisleidy, Teka dos Animais e Fábio Silva, estreantes no Legislativo princesino.
Dos 19 vereadores(as) eleitos(as) para a Legislatura 2025-2028, nove deles não são naturais de Ponta Grossa. Divo, Joce Canto e Léo Farmacêutico nasceram em Guarapuava; Leandro Bianco e Dr. Zeca são naturais de Curitiba. Júlio Kuller é nascido em Teixeira Soares, Florenal é de Laranjeiras do Sul, Teka dos Animais, de Prudentópolis e Paulo Balansin é natural de Ibiaçá, Rio Grande do Sul.
Na atual legislatura a profissão predominante entre os vereadores está relacionada a área da saúde. Dos quatro que atuam na área, dois são médicos: Dr. Zeca e Dr. Erick; uma é enfermeira: Enfermeira Marisleidy; e um farmacêutico: Léo Farmacêutico.
Entre os outros 15 vereadores, 7 exercem profissões de áreas diferentes: Ricardo Zampieri e Florenal são empresários; Julio Kuller é comerciário; Guilherme Mazer é agrônomo; Professor Careca atua como mecânico de manutenção; Geraldo Stocco é advogado. Leandro Bianco é radialista. Fábio Silva antes de ser vereador, atuava como assessor legislativo.
Divo, Joce Canto, Pastor Ezequiel, Maurício Silva, Paulo Balansin e Jairton da Farmácia assinalaram sua profissão ao TRE como vereadores. Teka dos Animais declarou sua profissão como “Outros”.