Cuidar em rede: o Hospital da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG) participou, nesta semana, do III Encontro da Rede Brasileira de Universidades Promotoras de Saúde. O evento aconteceu no Rio de Janeiro e reuniu instituições de ensino superior que possuem hospitais e órgãos de saúde, integrantes da rede, para debater a promoção da saúde como compromisso institucional.
Na Mostra de Experiências em Promoção de Saúde, os diretores do HU Guilherme Arcaro e Simonei Bonatto apresentaram os projetos extensionistas realizados nas unidades hospitalares dos hospitais da UEPG. Além disso, destacaram a importância dos HUs na promoção de saúde nos Campos Gerais. “A UEPG possui uma tradição de muitos anos na formação na área da saúde e, desde 2013, os HUs são hospitais de ensino”, enfatiza Arcaro, que atua como diretor acadêmico. “Atualmente é constituído por quatro unidades: Hospital Geral, Hospital Materno Infantil e Ambulatórios Clínicos e de Reabilitação, cenários para várias modalidades modalidades de residência e das mais diversificadas abordagens de promoção de saúde contemplando ações extensionistas, culturais e informativas, além de cursos e capacitações para colaboradores e comunidade externa”.
O diretor administrativo, Simonei Bonatto, destacou o papel dos HUs no atendimento de cerca de 1,1 milhão de habitantes em três Regionais de Saúde. “Como um centro de referência no atendimento hospitalar na região, os HUs contam com 339 leitos, sendo 237 leitos de enfermaria adulto e 51 pediátricos, 49 leitos de terapia intensiva – adulto, neonatal e pediátrico, 2 leitos de cuidados intermediários – neonatal; além de 23 leitos de pronto atendimento, 9 salas de cirurgia, 27 consultórios e banco de leite humano”.
A Rede Brasileira de Universidades Promotoras de Saúde (ReBraUPS) foi criada em 2018 para congregar universidades comprometidas com a aproximação de docentes, discentes e demais interessadas/os na promoção da saúde como compromisso institucional, com o objetivo de implementar, acompanhar e avaliar ações de promoção da saúde na comunidade interna e externa. Hoje, são cerca de 40 instituições filiadas, como a UEPG, que participam dos encontros bianuais, de webnários e encontros de planejamento.
Além da Mostra, o evento contou com atividades culturais, oficinas e grupos de trabalho para discutir os eixos ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária com base nos princípios da promoção da saúde. O objetivo foi avançar com uma agenda propositiva para ampliação de uma rede colaborativa e solidária entre as universidades e demais instituições.
Texto: Aline Jasper | Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal
Mín. 13° Máx. 25°