O Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC Paraná) anuncia uma nova série de oficinas gratuitas neste mês de setembro. A programação inclui oficinas de desenho, organizada pelo Setor Educativo do museu, de fragmentação e construção simbólica na arte, conduzida pelo artista Luiz Moreira, e outra que explora o potencial educativo das artes visuais para documentar o imaginário da cidade de Tibagi, com o artista Ícaro Almeida.
O MAC Paraná, que ocupa duas salas no Museu Oscar Niemeyer (MON), oferece atividades interativas ao público como parte do programa Quarta Pública, realizado sempre às quartas-feiras com entrada sem custo. Duas das oficinas estão dentro deste programação (nos dias 11 e 18) e uma delas, a do dia 17, enquadra-se em atividades de outros dias da semana, que acontecem com formulário de inscrição e vagas limitadas, garantindo a gratuidade.
Confira os detalhes da programação:
11/09 – Oficina de Desenho: Explorando Silhuetas e Formatos– Programada para esta quarta-feira, 11 de setembro, das 14h30 às 16h, na Sala 9 do MAC no MON, a oficina será conduzida pelo Setor Educativo do museu. Inspirada nas técnicas do artista Nicholas Steinmetz, a atividade vai incentivar os participantes a explorarem a abstração nas artes visuais, preenchendo silhuetas e sobrepondo figuras para obter a interação entre formas e espaços. A entrada é livre, sem necessidade de inscrição prévia.
17/09 – Oficina: Fragmentação e Construção de Símbolos– Conduzido pelo artista visual Luiz Moreira, o evento permitirá que participantes sejam engajados em um exercício prático, utilizando giz pastel e imagens impressas para criar uma composição coletiva. Com inspiração na obra "Sistema de Exaustão", de Moreira, e em exibição na mostra “Coletiva”, a oficina explora a ressignificação de imagens e objetos por meio da arte, proporcionando uma experiência colaborativa. A atividade será na terça-feira (17), das 14h às 16h, na Sala 9 do MAC no MON. É gratuita, com vagas limitadas. Os interessados devem se inscrever antecipadamente pelo formulário de inscrição .
18/09 – Oração para Voltar para Casa –No dia 18 de setembro, das 14h às 16h, o artista visual Ícaro Almeida ministrará uma oficina que vai explorar o potencial educativo das artes visuais para capturar e documentar o imaginário da cidade de Tibagi. Por meio de múltiplas técnicas, como gravura com crochê, técnica mista, desenho e pintura, os participantes vão investigar a riqueza cultural e natural do município. Essa sessão busca promover um diálogo sobre a poética artística que emerge do espaço físico, usando as artes como veículo para narrar histórias. A entrada é livre, sem necessidade de inscrição prévia.
MAC PARANÁ –O Museu de Arte Contemporânea do Paraná, fundado em 1970, possui um acervo de mais de 1.800 obras de artistas paranaenses, brasileiros e estrangeiros. Atualmente, ocupa temporariamente as Salas 8 e 9 do Museu Oscar Niemeyer, devido à reforma em seu edifício-sede localizado na Rua Desembargador Westphalen, 16, no Centro de Curitiba. A instituição também conta com uma sala expositiva no centro da Capital, o MAC Paraná – Sede Adalice Araújo, na Rua Ébano Pereira, 240, com entrada gratuita de segunda a sexta-feira.
Além do acervo, o museu possui o Setor de Pesquisa e Documentação, um dos maiores arquivos especializados em arte moderna e contemporânea do Brasil, disponível para consulta de pesquisadores e pesquisadoras, e um Setor Educativo, que promove visitas mediadas e oficinas gratuitas.
Serviço:
Oficina de Desenho: Explorando Silhuetas e Formatos
Data: 11/09, quarta-feira – das 14h30 às 16h
Local: MAC no MON – Sala 9
Entrada livre, sem necessidade de inscrição prévia
Oficina: Fragmentação e Construção de Símbolos
Data: 17/09, terça-feira – das 14h às 16h
Local: MAC no MON – Sala 9
Oficina: Oração para Voltar para Casa
Data: 18/09, quarta-feira – das 14h às 16h
Local: MAC no MON – Sala 9
Entrada livre, sem necessidade de inscrição prévia
MAC no MON
Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico – Curitiba
Mín. 10° Máx. 18°