O evento “Festival Rota 01” inicia no sábado (24/08) com atividades culturais em PG, passagem por atrativos turísticos enquanto é refeito o trajeto centenário dos jovens Ricardo Wagner e Afonso Lange.
O presidente do Sindicato Empresarial de Hotelaria em Ponta Grossa, uma das entidades apoiadoras da atividade, e organizador do evento, Daniel Wagner, garante que a edição deste ano será inovadora. “Trazer pessoas do Brasil inteiro para celebrar esse momento histórico, esperamos que se torne tradicional no nosso calendário de eventos”, comenta.
E com tantas pessoas de diferentes partes do país, o comércio deve ser impactado. “Grandes eventos movimentam as lojas, pois as pessoas precisam comprar nem que seja o básico e há aqueles que querem algo da cidade, como os souvernis, o que é ótimo”, ressalta o presidente do Sindilojas Ponta Grossa e Região, um dos apoiadores da atividade, José Carlos Loureiro Neto.
Outro parceiro do evento é o Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau. Segundo Marcelo Amaral, gerente executivo: “A expectativa é alta, porque sabemos que Ponta Grossa está pronta para receber esses turistas e que a estadia, ações culturais e passeios aqui são de primeira”.
Entre os associados do Convention que participam do evento está o Parque Vila Velha, Planalto Select Hotel, o Luds Comfort Hotel e o Premium Vila Velha Hotel.
No Parque Vila Velha, os participantes conhecem os arenitos e todas as belezas do lugar. Leandro Ribas, gestor do atrativo, enxerga o evento como uma oportunidade. “Estamos preparados para proporcionar uma experiência inesquecível aos visitantes, reforçando nosso compromisso com o turismo sustentável e a valorização das belezas naturais da nossa região”, finaliza.
Segundo Alecsandra Hipólito, gerente do Premium Vila Velha, o evento contribui para o desenvolvimento do turismo: “Desejamos que os participantes da Rota tenham uma excelente experiência durante sua estada em Ponta Grossa, vivenciando o que há de melhor em atrativos, gastronomia e hospedagem”, relata.
O Primeiro Passeio de Mototurismo da América do Sul
No dia 23 de agosto de 1923 aconteceu uma aventura inédita no Brasil: dois jovens ponta-grossenses faziam a primeira viagem de motocicleta no país. O trajeto iniciava em Ponta Grossa, passando por Curitiba e terminava em Antonina.
Ricardo Wagner e Afonso Lange eram os responsáveis por entrarem na história ao pilotar uma Harley-Davidson 16-F e uma Indian Scout em um trajeto de terra, sem iluminação e desafiante.
Em 2023, a aventura chegou ao seu centenário e Ponta Grossa ganhou festa comemorativa e memorial na rua XV.
Mín. 18° Máx. 31°