Sábado, 20 de Julho de 2024
10°

Tempo limpo

Ponta Grossa, PR

Ponta Grossa Geral

Ponta Grossa avança com a maior fábrica de reciclagem de resina PET do Sul do Brasil, impulsionando o Desenvolvimento Sustentável no Paraná

Lançamento marca mais uma unidade de fábricas do grupo Envases no país

28/06/2024 às 19h17
Por: Redação Fonte: Das assessorias
Compartilhe:
Foto: divulgação
Foto: divulgação

No último dia (20/06), foi o lançamento da pedra fundamental de mais uma fábrica em Ponta Grossa, agora da multinacional mexicana, Envases. Com isso, a cidade ganha a maior planta de reciclagem de resina pet do sul do país.

Continua após a publicidade
Anúncio

O projeto produzirá 43 mil toneladas de resina e a terá reciclagem de mais de 60 mil embalagens PETs no ano, o que marca a unidade como a maior do sul do Brasil. “A empresa garante ao seu cliente produtos de qualidade e 100% recicláveis com o objetivo de preservar o meio ambiente”, enfatiza o diretor regional, Álvaro Queijo.

E a tecnologia que a empresa traz a Ponta Grossa é inovadora que não existe no Brasil. “Vamos produzir resina e transformá-las em garrafas PET para as fábricas, como para a Coca Cola. A verdade é que pegamos uma garrafa que iria para o lixo e transformamos ela em uma nova garrafa com máxima qualidade, onde ajudamos o meio ambiente e a sociedade toda”, enfatiza o diretor. 

Continua após a publicidade

Segundo ele, o projeto busca valorizar a economia e gerar alto impacto socioeconômico, com investimento superior a US$ 90 milhões. “Vamos gerar quase mil empregos diretos e indiretos na cidade quando estivermos em plena atividade, o que é ótimo pois é investimento aqui, uma cidade aberta ao novo e que tem uma gestão municipal receptiva a nós”.
Atualmente, o Grupo Envases tem unidades em Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Antônio Carlos (SC), Maringá (PR,) Jundiaí (PR), Marília (SP), Itajaí (SC), Suape (PE) e no Uruguai.

A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schimdt, esteve presente e parabenizou a novidade. “Me sinto particularmente feliz porque estamos acompanhando passo a passo essa nova empresa”. Segundo ela, foram 59 dias desde a primeira reunião e a assinatura do contrato para a implantação da fábrica.

Continua após a publicidade

Atualmente, Ponta Grossa tem o polo industrial mais importante do interior do Paraná, com mais de 2 mil empresas e marcas exclusivas. “Transformar Ponta Grossa em uma cidade maior, mais humana é um grande desafio, e é uma elevação para a cidade implantar uma indústria dessa”, enfatiza a prefeita.

O secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Barbosa Pinto, ressaltou a força da indústria local. “A empresa vai trazer muitos empregos, a sociedade ponta-grossense vai sentir a diferença da vinda dessa empresa”.

Estiveram presentes no evento diversas autoridades, como o presidente do Sindilojas Ponta Grossa e Região, José Carlos Loureiro Neto, o vereador Divo, representando o legislativo municipal, o vice-prefeito de Ponta Grossa, Capitão Saulo, Janaina Cazini, representando a ACIPG, além de colaboradores do Grupos Envases, e representantes de diversas empresas instaladas na cidade.

Cronograma de obras

Terraplanagem: finalizada
Obra civil – prédio de lavado e extrusão: abril a outubro de 2024
Instalações e montagem de máquinas: outubro de 2024 a fevereiro de 2025
Homologações: fevereiro a junho de 2025
Início de operações – reciclado: julho de 2025
Obra civil – prédio de injeção: agosto de 2024 a março de 2025
Instalações e montagem de máquinas: março a junho de 2025
Início de operações – injeção: julho de 2025

Empregos diretos e indiretos

2024: 250
2025: 621
2026: 980

Localização

Distrito Industrial, com acesso pela BR-376, em frente à Bunge Trigo. 

Grupo Envases

O Grupo Envases, do México, adquiriu as empresas CristalPet no Brasil, uma empresa dedicada ao fabrico de pré-formas de polietileno tereftalato (PET) por injeção, bem como de garrafas retornáveis e não retornáveis através do processo de sopro. Atende ao mercado de embalagens para refrigerantes, sucos, águas minerais e óleos, além do mercado de tampas inteiriças de PEAD (polietileno de alta densidade).
Tendo como origem o centenário grupo Cristalerías del Uruguay e atualmente faz parte do dinâmico grupo Envases Universales de México.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ponta Grossa, PR Atualizado às 03h05 - Fonte: ClimaTempo
10°
Tempo limpo

Mín. Máx. 22°

Dom 20°C 8°C
Seg 21°C 8°C
Ter 22°C 9°C
Qua 24°C 10°C
Qui 25°C 11°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes