quinta-feira, 9 de abril de 2020

Cooperativa de Energia traz possibilidade de mais economia e responsabilidade social à região dos Campos Gerais

Na foto, os empreendedores Carlos Eduardo Furquim Bezerra e Roberto Manoel Correa Neto, da Cogecom, cooperativa de geração de energia compartilhada paranaense
A Cogecom vai doar energia a todas as unidades de saúde e de ensino de Carambeí pelo período de 90 dias. O objetivo é que o município economize recursos para direcioná-los ao enfrentamento da pandemia do Covid-19. 

A cooperativa, que opera com fontes renováveis de energia, possibilita que pequenas e médias empresas se tornem cooperadas e economizem até 20% na conta de energia.

Com centenas de cooperados na região de Curitiba, a Cogecom está avançando nas operações na região dos Campos Gerais, com destaque para cidades como Ponta Grossa, Carambeí e Castro. Empresários que tenham interesse em economizar e em adotar um atitude mais sustentável, podem incluir seus empreendimentos na cooperativa.

A adesão é simples e todo o processo é mediado junto à concessionária. A operação da Cogecom é pautada nas Resoluções da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) 482/2012 e 687/2015, que normatizam a microgeração e minigeração distribuída e o sistema de compensação de energia elétrica.

Como funciona?
A cooperativa faz a gestão da produção de energia em mini usinas e o rateio do excedente produzido. Também conduz interfaces com os órgãos competentes, assegurando o processo e o cooperado.
Toda energia gerada é injetada na rede da concessionária, no caso do Paraná, a Copel. Essa energia é revertida em créditos que são abatidos no valor da fatura das empresas integrantes da cooperativa.

Criada há dois anos no Paraná, a Cogecom é pioneira no Brasil nesse modelo de cooperativa de geração de energia e já tem mais de 1 mil cooperados. Em dezembro de 2019, a iniciativa passou a ter abrangência em Santa Catarina. A equipe da Cogecom está à disposição para fornecer mais detalhes e conceder entrevistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GRUPO WHATSAPP

Postagens mais visitadas da semana

FALE CONOSCO

FALE CONOSCO
E-mail: jornalpontagrossa.com@gmail.com Cel.: (42) 98874-8154