terça-feira, 14 de janeiro de 2020

UBS de Ponta Grossa disponibiliza “cantinho da leitura”

Foto: divulgação
Desde o início de 2020 os pacientes atendidos na Unidade Básica de Saúde (UBS) Alfredo Levandoski, na região do Gralha Azul, passaram a contar com um novo local, o “Cantinho da Leitura”. 

A iniciativa da equipe técnica tomou forma e hoje disponibiliza uma estante cheia de livros para os pacientes que aguardam algum tipo de atendimento.

“Sabemos que a rotina nas UBS são sempre muito agitadas, onde acontecem vários procedimentos e alguns deles é necessário aguardar. Pensando nisso, a equipe resolveu reformar um armário e transformar ele em uma estante com livros e revistas, para que, as pessoas que tivessem interesse, tenham essa alternativa de passatempo, enquanto aguardam”, destaca um dos médicos da UBS, Fellipe Canhetti.

Todos os livros foram doados pelos funcionários da UBS e agora ficam à disposição dos pacientes, ou seja, qualquer pessoa pode pegar para ler. “Eles ficam na sala de espera, então todos tem acesso. Não temos um controle de entrada e saída dos livros, nem de quanto tempo os pacientes ficam com os livros. A ideia é que a pessoa tenha interesse e se ele quiser poderá levar para casa também. A bancada é bem enfeitada e colorida, então todos acabam indo dar uma olhada”, comenta Fellipe.

A leitura, além de ser uma forma de entretenimento, traz benefícios a saúde das pessoas, podendo até aumentar a expectativa de vida de um indivíduo. “A iniciativa da equipe mostra o cuidado com o paciente, pois a leitura aumenta o vocabulário, melhora a memória, reduz o estresse e ainda mostra benefícios cognitivos ao cidadão que tem o hábito de ler. Uma boa história ajuda a aliviar depressão, ansiedade e outros problemas que atingem a cabeça e o resto do organismo”, diz o secretário adjunto de saúde, Rodrigo Manjabosco.

A equipe pretende ampliar o projeto no decorrer deste ano. “Temos a intenção de fazer cartilhas sobre alimentação para diabéticos e hipertensos, ao molde das do Ministério da Saúde. Também algo sobre atividade física, infecções sexualmente transmissíveis, câncer de mama e próstata, uns assuntos mais interessantes e do dia a dia do paciente que espera. Assim, além de deixar a espera mais agradável, podemos fazer educação em saúde na sala de espera”, ressalta o médico da UBS.

Sobre a UBS
A UBS conta com duas Equipes Saúde da Família e atende cerca de nove mil pessoas da região do Gralha Azul, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, das 13h às 17h. Os moradores tem a sua disposição fisioterapeuta, dentista, residente de educação física e uma médica veterinária, dois médicos e duas enfermeiras.

O público atendido nesta UBS destoa um pouco das outras unidades, sendo uma população mais jovem, a maioria dos pacientes fica entre os menores de quarenta anos e também crianças.

Das assessorias 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EU CONCILIO

EU CONCILIO
Eu Concilio - Mediação, Conciliação e Arbitragem

Postagens mais visitadas da semana

CONTATO

Telefone: (42) 98874-8154 WhatsApp

E-mail: jornalpontagrossa.com@gmail.com

FALE CONOSCO:

Nome

E-mail *

Mensagem *