sábado, 14 de setembro de 2019

Autismo na prática nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa e Beltrão

Foto: divulgação
Após o sucesso do 1° Fórum de Autismo do Sudoeste do Paraná, que reuniu cerca de 800 pessoas em Francisco Beltrão, agora chegou a vez de Curitiba e Ponta Grossa também se reunirem em prol do Transtorno do Espectro Autista (TEA) no 1º Seminário “Autismo na Prática”, voltado para os pais e profissionais que atuam na área.

O deputado estadual Subtenente Everton (PSL) levantou esta bandeira por entender que só o conhecimento é capaz de acabar com a discriminação. “Precisamos levar a discussão do tema para todos os lugares, para as pessoas terem melhor compreensão do assunto e se relacionarem melhor com as nossas crianças”, disse o parlamentar que também compõe a Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência (CRIAI). 

O sucesso dos eventos se dará também em virtude do enriquecimento do conteúdo das palestras de diversas áreas do conhecimento. O 1º Seminário “Autismo na Prática” em Curitiba, Ponta Grossa e Francisco Beltrão serão dias 28/9, 26/10 e 23/11, respectivamente. “Nestes seminários vamos promover a participação dos pais e o envolvimento maior do público ligado ao atendimento das pessoas com autismo, por isso, o nome ‘Autismo na Prática”, define o parlamentar. 


Curitiba
O 1 º Seminário “Autismo na Prática” de Curitiba acontece no dia 28 de setembro, no UniBrasil e além de trazer vários palestrantes, também apresentará o formato de mesa redonda para discussões. Na opinião de Caroline Nicolau, psicóloga e fundadora do Programa “Aprender com o Autismo” desde 2013, as famílias carecem de conhecimento em relação ao TEA e de como ajudar seu filho a se desenvolver melhor. “Os professores necessitam de estratégias pedagógicas e comportamentais de como lidar com o aluno. Por isso, os temas abordarão as maiores dificuldades pelas quais os familiares e professores passam, por exemplo, como enfrentar crises?”, informa. 

O desenvolvimento da comunicação, estratégias de ensino adequadas, como lidar com a alimentação seletiva, serão temas abordados, entre outros. As palestras serão realizadas com o intuito de trazer conhecimento teórico e, principalmente, prático sobre o Transtorno do Espectro Autista para profissionais da saúde e educação, familiares de pessoas com TEA e a comunidade em geral. Link de inscrição: (Clique Aqui).

Ponta Grossa
Em Ponta Grossa, 1 º Seminário “Autismo na Prática”, será realizado dia 26 de outubro, no auditório do Colégio Sagrada Família - Sede Auxiliadora e será voltado para os pais, professores, coordenadores, diretores e outros funcionários de escolas públicas e particulares do ensino básico, assim como psicopedagogos, acadêmicos de licenciatura e demais profissionais que atuam com inclusão. 


Com as mudanças na Classificação Internacional de Doenças (CID-10) e no DSM5 - Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, um número grande de crianças tem recebido esse diagnóstico. “Sabemos que há uma grande variedade de comportamentos, diferentes graus e condições para esse transtorno, e é imprescindível um maior conhecimento por parte de professores, pais e acadêmicos de licenciatura”, declara Luciana Aquiles Sleutjes, chefe do Núcleo Regional de Educação em Ponta Grossa.
Link de inscrição: (Clique Aqui).


Francisco Beltrão
O 1º Seminário “Autismo na Prática” de Francisco Beltrão, será realizado no Centro Sulamericano de Ensino Superior (Cesul) que sediou o 1° Fórum de Autismo do Sudoeste do Paraná. Todos os seminários concederão o certificado de 8h complementares aos participantes; a inscrição é gratuita, mas está vinculada à entrega de uma lata de leite em pó no dia do evento (ingresso solidário).  Link de inscrição: (Clique Aqui).

Para receber o certificado a inscrição deve ser realizada online e antecipadamente; confira também os horários e os profissionais convidados através do site do deputado Subtenente Everton. Site: www.deputadoeverton.com.br



O Autismo
O Transtorno do Espectro Autista afeta vários aspectos da comunicação, além de influenciar também no comportamento do indivíduo e na interação social. Segundo dados do Center of Deseases Control and Prevention (CDC), órgão ligado ao governo dos Estados Unidos, existe hoje um caso de autismo a cada 110 pessoas no mundo. Outro estudo divulgado pelo Center of Control and Prevetion, estima que no Brasil existam 3 milhões de autistas e que a incidência é de 1 a cada 68 crianças. 

Embora não existam dados oficiais, no Paraná seriam mais de 100 mil crianças autistas. Essas informações serão mais precisas após a sanção do presidente Jair Bolsonaro (PSL), sobre o projeto de lei que torna obrigatória a inclusão de informações de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), no censo do IBGE. 

O símbolo do quebra-cabeça foi adotado em 1999 para a conscientização do autismo e representa a sua complexidade. As peças em cores diferentes representam a diversidade de pessoas e famílias que convivem com o transtorno. As cores fortes representam a esperança em relação aos tratamentos e a conscientização da sociedade em geral.


Serviço:
1 º Seminário “Autismo na Prática” de Curitiba
Data: 28/9
Horário: das 8h às 17h

Local: UniBrasil - Centro Universitário Autônomo do Brasil
Endereço: Rua Konrad Adenauer, 442 - Tarumã.


1 º Seminário “Autismo na Prática” de Ponta Grossa

Data: 26/10
Horário: das 8h às 17h

Local: Auditório Sagrada Família Sede Auxiliadora
Endereço: Rua Maria Auxiliadora, 272. Neves



1 º Seminário “Autismo na Prática” de Francisco Beltrão
Data: 23/11

Horário: das 8h às 17h

Local: Centro Sulamericano de Ensino Superior (Cesul)

Endereço: Av. Antonio de Paiva Cantelmo, 1222 - Industrial

Fonte: Deputado Estadual Subtenente Everton

EU CONCILIO

EU CONCILIO
Eu Concilio - Mediação e Conciliação

Postagens mais visitadas da semana

CONTATO

E-mail: jornalpontagrossa.com@gmail.com
Cel.: (42) 9.8874-8154

FALE CONOSCO:

Nome

E-mail *

Mensagem *