quarta-feira, 25 de setembro de 2019

3º Show Tecnológico de Inverno da Fundação ABC acontece hoje em Ponta Grossa

Foto. divulgação
Com mais de 100 mil hectares plantados pelos cooperados Frísia, Castrolanda e Capal, o trigo é o protagonista do 3º Show Tecnológico de Inverno, realizado hoje (25/9) pela Fundação ABC no Campo Demonstrativo e Experimental, em Ponta Grossa (PR). A expectativa é reunir 300 pessoas para o evento, que tem o patrocínio da Sementes Batavo.

A edição deste ano do Show Tecnológico tem seis estações de campo, que tratam sobre “Solos e Nutrição de Plantas”, “Entemologia”, “Fitopatologia”, “Fitotecnia”, “Forragens & Grãos” e “Herbologia”.

Além de trigo, que conta com quatro estações, há uma para aveia e outra para cevada, esta presente nos Campos Gerais em cerca de oito mil hectares dos cooperados.

A palestra de abertura, sobre “Micotoxinas na cadeia do trigo”, foi ministrada pelo doutor Carlos Augusto Mallmann, da Universidade Federal de Santa Maria (RS).

“Todos os grãos das culturas de inverno carregam um fungo, que não faz mal aos seres humanos ou animais que ingerem. Mas se esse fungo for estressado, ele libera uma toxina que pode, sim, causar problemas” explica o gerente técnico de Pesquisa e Desenvolvimento da Fundação ABC, Luiz Henrique Penckowski, lembrando que o evento também é para conhecer sobre o controle da micotoxina e como mapeá-la, por exemplo.

No evento também serão tratados temas como o manejo dos grãos, novas variedades do trigo, entre outros aspectos da cadeia.

Sobre a Frísia Cooperativa Agroindustrial
Fundada em 1925, a Frísia é a cooperativa mais antiga do Paraná e segunda do Brasil. Localizada na região dos Campos Gerais, tem sua produção voltada ao leite, carne e grãos, principalmente, trigo, soja e milho. A cooperativa é resultado da união do trabalho de todos os cooperados e colaboradores; da diversificação da produção, englobando a produção leiteira, de grãos e de proteína animal; e da alta qualidade do que é feito e comercializado, com animais de excelente genética, rastreamento e investimento em tecnologia, infraestrutura e mão de obra. Os valores da cooperativa são Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude (FRISIA).

Sobre a Fundação ABC
A Fundação ABC é uma instituição de pesquisa agropecuária que realiza trabalhos para desenvolver e adaptar novas tecnologias, com o objetivo de melhorar as produtividades de forma sustentável aos mais de cinco mil produtores rurais filiados às cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, além dos agricultores contribuintes. 

O trabalho da fundação abrange uma área de 467,2 mil hectares, além de uma bacia leiteira de mais de 678 milhões de litros/ano. A instituição também realiza projetos de pesquisa com empresas privadas, por contratos de cooperação técnica, e mantém vínculos com empresas de pesquisa pública. A sede é em Castro (PR) e os cinco campos demonstrativos e experimentais ficam estrategicamente espalhados pela área de atuação.

Fonte: Frísia

EU CONCILIO

EU CONCILIO
Eu Concilio - Mediação e Conciliação

Postagem em destaque

Ponta Grossa realiza semana de mobilização contra sífilis

Foto: divulgação A sífilis é uma doença sexualmente transmissível e facilmente tratada. No Brasil tem se apresentado de forma epidêmica...

Postagens mais visitadas da semana

CONTATO

Telefone: (42) 98874-8154 WhatsApp E-mail: jornalpontagrossa.com@gmail.com