segunda-feira, 15 de julho de 2019

Cartão postal rasgado por Emerson Pugsley

Começo mais esta crônica, pensando a nossa querida, amada ou odiada Cidade de Ponta Grossa. 

Será, que estamos realmente, valorizando o potencial turístico, existente por aqui, ou simplesmente, estamos jogando tudo, pela janela do descaso? Tenho minhas dúvidas.

Faça o exercício, de observar atentamente, os nossos pontos turísticos. Eu já fiz e fiquei assustado, pois no meio de muito matagal, lixo e bagunça, de finais de semana, as belezas naturais, quase passam sem percebermos. Sem falar, no som alto e nas intermináveis bebedeiras e até crimes já registrados.

Encontrei pelo caminho, muitas garrafas de vidro, pacotes plásticos, preservativos, restos de comidas e vestígios de fogo. Será, que vale a pena arriscar o meio ambiente, em troca de momentos carnívoros e farras temporárias?

Até curso superior gratuíto e público temos, inclusive técnicos a nível de ensino médio e pessoas interessadas em fazer o seu melhor na área. Mas na minha opinião, falta a visão mais ampla, de nossos políticos municipais, para transformar estes monumentos naturais, em força financeira, na rede hoteleira, restaurantes e comércio em geral.

Falar é fácil, mas o difícil é concretizar, planos de ação neste sentido. Me preocupo com o rumo que temos visto. Não faz muito tempo, tínhamos um acervo maravilhoso, de um grande mestre da geologia, a nossa disposição, para que pudéssemos organizar o primeiro Museu do Parque Estadual de Vila Velha. Apenas faltava, corrermos atrás da parte burocrática. Pena, muita pena, deixarmos para o dia de são nunca, a oportunidade de mostrarmos ao mundo, algo diferente e tudo foi ralo abaixo.

Apenas a título de ilustração, será que não estamos dando, apenas trágicas utilidades aos nossos locais de lazer? Por exemplo, o Rio São Jorge, palco de cenas de terror, no início daquele ano 2015, e da vida de uma linda jovem, sumindo em uma fenda.

Sou um defensor da história local, e principalmente, de tudo e de todos, os que a constroem diariamente. Jamais posso aceitar, um turismo bonito nas cartilhas, folderes bem montados, mas com uma prática desastrosa.

Quero muito mais, do que teorias vazias, mas poder olhar, o nome da nossa cidade, nos grandes roteiros nacionais e internacionais, com atrativos que sejam o cartão postal e não apenas divagações a respeito.

Além de não sabermos explorá-lo, pouco o conhecemos, a meu ver. O que dizer dos visitantes, que davam comida, aos pequenos coatis de Vila Velha, ou deixavam declarações de "amor eterno" nos arenitos? Coisas de pessoas, irresponsáveis e criminosas, ao mesmo tempo.

E o que dizer das Furnas, por exemplo, as quais ganharam elevador panorâmico e portões fechados? O mesmo ocorre com a Lagoa Dourada.

Na Represa Polêmica de Alagados, as casas luxuosas, as muitas discussões e muita água para protegermos, pois é a mesma que tomamos.

Queridos leitores, turismo é tudo isto e muito mais. Talvez, sejamos um pouco ou muito descuidados, com ele e deixemos o nosso lado animal, prevalecer quando os visitamos. Se é mais cômodo não sei, mas tenho certeza que é coisa de visitantes amigos dos "três porquinhos".

É tempo de mudanças, de olhar o que temos de melhor, e mais belo, e aprendermos a proteger, pois já perdemos muitas coisas, no decorrer do tempo. Desde a nossa antiga catedral, a cervejaria central, o colégio Tibúrcio Cavalcanti, feirinha do São José, entre outros atrativos nostálgicos mais.

Concluindo, deixo um desafio, aos nossos homens e mulheres, das poltronas estofadas e confortáveis do poder. Vamos plantar hoje, para podermos colher depois. Assim eu penso. Uma fantástica semana aos leitores.

Emerson Pugsley, o autor é cronista, formado em Geografia com Especialização em Espaço, Sociedade e Meio Ambiente. Já tem várias publicações em diversos meios de comunicação e participa como colunista voluntário no Jornal Ponta Grossa, desde 2017.

*As opiniões e declarações expressas aqui não representam a posição do Jornal Ponta Grossa. Reservando apenas a opinião e pontos de vistas individuais do autor.

EU CONCILIO

EU CONCILIO
Eu Concilio - Mediação e Conciliação

Postagem em destaque

Ponta Grossa realiza semana de mobilização contra sífilis

Foto: divulgação A sífilis é uma doença sexualmente transmissível e facilmente tratada. No Brasil tem se apresentado de forma epidêmica...

Postagens mais visitadas da semana

CONTATO

Telefone: (42) 98874-8154 WhatsApp E-mail: jornalpontagrossa.com@gmail.com