segunda-feira, 8 de abril de 2019

Cegos, surdos e loucos por Emerson Pugsley

Começo esta crônica, após conversar, com pessoas queridas, as quais estão sofrendo horrores e terrores, com o barulho perturbador, vindo de um estabelecimento comercial, que funciona em horários, nada convencionais nos finais de semana, na região da Nova Rússia, quase área central. 

Onde está o “Código de Postura”, e respeito as pessoas de bem, que apenas gostariam, de dormir em paz, e precisam ficar, correndo atrás da polícia e outras autoridades mais? Penso, que tais tenebrosos locais, precisariam de outras licenças mais, antes da abertura de portas ao público em geral e perturbação do sossego alheio.

Também, temos presenciado, a “revitalização”, de nossas praças diversas. Excelente, quando vemos, o patrimônio da população, recebendo cuidados e uma nova configuração. Sinceramente, a meu ver, deveriam também “revitalizar”, os usuários destes espaços, pois dias atrás, tivemos lâmpadas, levadas embora, da pista de caminhada, jovens baderneiros e drogados, aprontando todas, no rolezinho encapetado, de um final de semana, do Parque Ambiental, e muito lixo e dor de cabeça, aos frequentadores do bem. E muitos destes encontros, planejados com antecedência, via internet. É a tecnologia, a serviço de mentes diabólicas, neste caso.

Ou então, dos homens com h minúsculo, que judiam, mutilam e matam suas namoradas, companheiras, esposas, e depois, ainda arrotam a palavra “amor”, também com a minúsculo, pois são falsos e doentios. Que coisa triste, para a nossa cidade de famílias dilaceradas, enlutadas e cadeia mega lotada.

Sem falar, na tarde pecuária dominical, quando um boi, passeou pelo centro da cidade, chamando muito, a atenção de todos(as). No dia seguinte, o dono apareceu e deu 2019 desculpas, para levá-lo de novo para casa, pagando uma multa.

Tempos atrás, um ciclista atropelado. Enquanto era socorrido, sua bicicleta criou asas e foi embora. Que triste, vermos um jovem morrendo, e outros furtando seus pertences. Retrato de uma sociedade, com gente egoísta e maldosa.

Também, na insegurança total, de bandidos que matam e morrem, de comerciantes desanimados, diante de tantos assaltos, de portas e janelas de vidro, as quais amanhecem estilhaçadas, como vi dias atrás. Será, que um dia, poderemos viver tranquilos, ou isto é uma utopia apenas? Tenho inúmeras dúvidas.

Imaginem agora a cena, de uma mulher, que após receber atendimento, em nosso hospital aos trancos e barrancos municipal, mesmo depois, de pedir carona e todos os tipos de ajuda, e não obter sucesso, resolve ir embora, com a ambulância da prefeitura, estacionada com a chave na ignição, e sem qualquer proteção. Chegando em sua residência, liga para a polícia, e conta a sua história, para devolver o carro, a qual inicialmente, poderia até pensar em um trote. Segundo ela, a ambulância pertence ao povo. E eu pergunto: ela está certa ou errada? Deixo a indagação.

Concluindo, temos em nosso meio, muitos “cegos”, os quais fingem não enxergar os problemas de verdade. Ainda temos os “surdos”, aqueles(as), que em seus desequilíbrios emocionais, aproveitam para curtir e gozar, a vida numa boa, desgraçando a tranquilidade, de tantas outras mais. E por fim, os “loucos”, os quais “nunca sabem” o que fazem, mas são verdadeiras cracas, defendendo apenas, seus próprios interesses, e não observando o bem da coletividade.

Uma ótima semana aos leitores!

Emerson Pugsley, o autor é cronista, formado em Geografia com Especialização em Espaço, Sociedade e Meio Ambiente. Já tem várias publicações em diversos meios de comunicação e participa como colunista voluntário no Jornal Ponta Grossa, desde 2017.


*As opiniões e declarações expressas aqui não representam a posição do Jornal Ponta Grossa. Reservando apenas a opinião e pontos de vistas individuais do autor.

Postagem em destaque

Copa Nosso Campinho inicia a segunda fase sábado no Jardim Los Angeles

A 2ª Copa Nosso Campinho tem a primeira rodada da segunda fase programada para o sábado (20) com jogos no campo do Jardim Los Angeles.  ...

Postagens mais visitadas da semana