sábado, 2 de março de 2019

Projeto Antares terá participação de egressos

Ações voluntárias serão realizadas para fortalecimento da iniciativa. Foto: divulgação
Egressos do Projeto Antares, realizado pela Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) se reuniram no último dia (28/02) para discutirem ações em prol da iniciativa. Após o ingresso no Ensino Superior, os jovens apresentaram para a coordenação pedagógica, maneiras de retribuírem para o projeto, levando conhecimento para os atuais participantes.


Matheus Cardoso, que está no 3º ano do curso de Engenharia Civil na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) participou da primeira turma do Projeto Antares, em 2014. De acordo com ele, quando estava no Ensino Médio, sempre teve curiosidade de conhecer as instalações da UEPG, mas não tinha esta opção. “Pretendemos desenvolver com os participantes do Projeto Antares um ‘tour’, uma visita guiada nas dependências da Universidade, para que eles conhecerem um pouco da estrutura e dos cursos”, disse Cardoso, que conta ainda, a intenção de realização de mesas redondas, em que os egressos apresentariam suas trajetórias no Antares e o processo de entrada no Ensino Superior.

Juntamente com Cardoso, Mateus Serrato do 2º ano de Engenharia Civil também encontrou mais uma maneira de contribuir com os atuais estudantes do Projeto Antares. Serrato conta que tratar de assuntos relacionados a engenharia seria muito específico, considerando a pluralidade de interesses dos participantes. “Por outro lado, por fazermos parte de uma empresa júnior, na UEPG, o interesse é compartilhar experiências com a Cooperativa Antares, estimulando os jovens ao empreendedorismo”, disse.

Mylena Chaikouski é estudante do 6º período no curso de Radiologia, ela participou da primeira turma do Projeto Antares, em 2014. A intenção dela é falar um pouco do curso, trazer imagens de exames como raio-x e ressonância, e dar noções de temas que ela aprende com mais profundidade na faculdade. “É uma área legal para se trabalhar, dar aulas e os jovens não conhece isso. Além disso, visando a preparação para o vestibular, passarei para os antarianos, noções básicas de anatomia, considerando que vários participantes têm interesse de cursar medicina”, explica.

Já Michael Lara Tybuszeuski, acadêmico do 4º período de Engenharia Civil relata que é um estudioso no ramo de investimentos e salienta que não precisa ter muitos recursos ou mesmo amplo conhecimento para se arriscar no ramo. “Passarei informações interessantes deste setor para os jovens”, ressalta.

Além dele, a acadêmica do curso de Contabilidade, Gisele Kaziok, egressa da turma 2015, também auxiliará o grupo em ações para potencializar o Projeto Antares. “Estamos oferecendo para o Antares, através de seus participantes, o que recebemos. Queremos contribuir para que estes jovens tenham futuros promissores, como o que estamos conquistando”, afirma Gisele.

A coordenadora pedagógica, Fabiane Somer, comenta que recebeu com alegria os egressos e que toda a ajuda é bem-vinda. Segundo ela, mais do que ninguém, eles sabem a finalidade social da iniciativa e por isso, esta colaboração voluntária tem valor inestimável para o trabalho realizado pela ACIPG. “Por estas atitudes, entendemos que o Projeto Antares está no caminho certo e cumprindo com o objetivo de transformar a sociedade. Se os egressos retornam para contribuir, é porque reconhecem a importância da iniciativa na vida das pessoas”, finaliza Fabiane.

Sobre o Projeto Antares
O Projeto Antares é gratuito para os estudantes selecionados e mantido por doações de empresários. A iniciativa acontece em módulos anuais, três vezes na semana, e oferece aulas em contra turno ao longo de todo o ensino médio, de modo que ao final de três anos os alunos tenham conhecimentos avançados nas disciplinas de Português, Exatas (Física, Química e Matemática), conhecimento básico de Lógica de Programação, Noções de Contabilidade, Noções de Administração, Noções de Direito, Empreendedorismo, Educação Financeira, Cooperativismo Jovem e Cidadania.

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