domingo, 10 de março de 2019

Obras na Visconde de Taunay otimizam trânsito na região

Motoristas que trafegam no entorno do bairro da Ronda passarão a contar com uma nova configuração do trânsito – mais fluída e segura – nas próximas semanas. Isso porque a Prefeitura de Ponta Grossa, através da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), está investindo na criação de uma nova rotatória e diversas outras readequações viárias na avenida Visconde Taunay e na rua João Manoel do Santos Ribas, em frente a Rodoviária Municipal.


O projeto, segundo o presidente da AMTT, Roberto Pellissari, foi desenvolvido pela equipe do departamento de engenharia de tráfego do órgão e viabilizado com recursos do Funtran. “As melhorias contemplam a criação de um novo acesso e saída do estacionamento, um retorno em frente ao Crea, readequação do sistema de drenagem, demolição e recomposição do pavimento, acessibilidade, sinalização viária, entre outros. Somente de pavimento, que inclui as calçadas e o asfalto, serão mais de sete mil metros quadrados”, explica. “É uma obra de grande porte e que deve alterar de forma substancial o trânsito na região”, completa.

Transparência
Segundo o departamento de engenharia de tráfego (DET) da AMTT, a população pode verificar todos os itens que são incluídos no orçamento da obra, assim como a especificação dos trabalhos a serem executados pelas equipes, através do portal da AMTT. “É imprescindível que esse material seja publicizado e que a população tenha acesso, ainda mais em se tratando de uma obra em que a maioria das intervenções são de ordem estrutural – retirada de materiais, drenagem, aterramento, etc -, ou seja, em sua maioria não são aparentes no final da obra, mas são essenciais para que os trabalhos tenham durabilidade e segurança”, destaca o diretor do DET, Plínio Vivan Filho.

De acordo com o presidente da AMTT, Roberto Pellissari, outro aspecto importante a ser ressaltado é que os orçamentos são feitos com base em tabelas oficiais, ou seja, todos os valores podem ser facilmente aferidos pela população. “A utilização desses índices é obrigatória em obras que são realizadas por órgãos públicos. No caso, por exemplo dessa nova rotatória, a base é a tabela SINAPI e alguns apontamentos da tabela do DER/PR. São dados fáceis de serem aferidos pela população, atualizados constantemente e que promovem a lisura dos procedimentos”, finaliza Pellissari.

Onde encontrar os dados?
Toda a documentação relacionada aos projetos da AMTT podem ser encontrados na página do órgão (https://amtt.pontagrossa.pr.gov.br/institucional/transparencia/licitacoes/) no site da Prefeitura de Ponta Grossa. As tabelas de referência podem ser encontradas nas páginas dos órgãos responsáveis. No caso utilizado como exemplo, a tabela SINAPI pode ser acessado no endereço: http://www.caixa.gov.br/poder-publico/apoio-poder-publico/sinapi/Paginas/default.aspx .
O orçamento completo da rotatória da rodoviária está disponível em: 

EU CONCILIO

EU CONCILIO
Eu Concilio - Mediação e Conciliação

Postagem em destaque

Münchenfest começa dia 28 e mantém tradição germânica

Foto: divulgação A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), anunciou a data de realização da 30ª...

Postagens mais visitadas da semana

CONTATO

Telefone: (42) 98874-8154 WhatsApp E-mail: jornalpontagrossa.com@gmail.com