sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Procon Ponta Grossa divulga orientações para Black Friday

Com a proximidade da realização da Black Friday, evento que reúne inúmeras promoções no comércio nessa sexta-feira (23), o Procon da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP) da Prefeitura de Ponta Grossa orienta os cidadãos sobre os cuidados necessários para evitar fraudes e transtornos. 

Sobre essa questão, de acordo com coordenador do Procon, Leonardo Werlang, alguns dos itens mais importantes estão relacionados “com a pesquisa antecipada e a atenção aos termos na hora da compra”. Segundo ele, há diversos mecanismos que podem facilitar esse processo e garantir a segurança das transações. “É importante que o consumidor tenha feito uma pesquisa de preços anteriormente à aquisição do produto, sendo que hoje há diversos buscadores, aplicativos e sites que permitem o acompanhamento e a comparação de preços de acordo com o histórico de variação de valores de determinado produto. 
Dessa forma, o consumidor pode verificar se o fornecedor elevou o preço em um momento anterior à promoção com o intuito de conseguir alguma vantagem. Outro ponto importante para o qual os consumidores devem atentar é relacionado aos domínios de sites de venda. Isso porque existem alguns casos registrados em que o consumidor acaba sendo enganado por páginas feitas para serem muito parecidas aos de grandes redes e, ao efetuar a compra, acaba não recebendo o produto e saindo no prejuízo. Por isso, é sempre bom estar atento na hora de realizar o pedido e sempre procurar fornecedores com histórico positivo”, declara Werlang.
Confira algumas dicas do Procon para a hora da compra
·  Verifique as condições de venda, garantia e quais os critérios para troca e reparo do produto
·  Pesquise os valores antecipadamente ou utilize mecanismos de comparação histórica
·  Fique atento ao domínio do site escolhido para a compra. Páginas falsas podem possuir endereços muito parecidos com os domínios oficiais
·  Busque sempre o ícone do cadeado na barra de endereços. Ele demonstra que a página é segurança
·  Domínios https possuem criptografia avançada, o que dificulta a invasão e o vazamento de dados
·  Fique atento às formas de pagamento
·  Adquira os produtos de forma consciente
Roupas e calçados são produtos que tem mais chances de serem comprados por impulso
Entre as ações desenvolvidas pelo Procon Ponta Grossa com o intuito de ampliar as informações sobre como proceder na Black Friday, o órgão promoveu uma pesquisa comportamental com consumidores que passavam pelo Calçadão para saber qual o principal foco em relação às promoções de amanhã e quais os produtos estão propensos a serem comprados por impulso. De acordo com Franciele Nascimento, uma das coordenadoras do levantamento, “dos consumidores entrevistados, constatou-se que móveis e decoração bem como celulares e acessórios são os focos principais dos consumidores esse ano, somando cerca de 28% do total, seguido de roupas, calçados e acessórios com 27%”, declara. No entanto, Franciele aponta que, em se tratando da possibilidade de aquisição de produtos por impulso, roupas e calçados lideram a pesquisa. “Ao ser indagado quais produtos poderiam ser adquiridos por impulso, 35% informou que roupas, calçados e acessórios são os itens que possivelmente sejam adquiridos mesmo sem planejamento. Seguido de eletrônicos de áudio, mídia e vídeo com 17%”, conclui Franciele.

EU CONCILIO

EU CONCILIO
Eu Concilio - Mediação e Conciliação

Postagens mais visitadas da semana

CONTATO

E-mail: jornalpontagrossa.com@gmail.com
Cel.: (42) 9.8874-8154

FALE CONOSCO:

Nome

E-mail *

Mensagem *