terça-feira, 24 de abril de 2018

Ponta Grossa: Nota de Esclarecimento SOS Bichos de Rua


ASSOCIAÇÃO SOS BICHOS DE RUA É uma organização não governamental e NÃO RECEBE verbas do governo (federal, estadual ou municipal).

VOLUNTÁRIOS
Os voluntários participam ANONIMAMENTE, pois a SOS BICHOS não compactua com atitudes de autopromoção pessoal ou promoção política.

PROVISÃO DE RECURSOS
O trabalho da SOS BICHOS é possível graças a valores arrecadados que provêm de:
- vendas de produtos como camisetas, chaveiros, adesivos, lixeiras para carros, calendários;
- valores arrecadados nas “blitz”;
- valores provenientes de vendas nos bazares beneficentes;
- doações espontâneas da população;
- valores oriundos do Programa de Estímulo à Cidadania Fiscal (Nota Paraná).

ATIVIDADES
A ONG encaminha animais de rua e de pessoas hipossuficientes para ATENDIMENTOS (castração, consultas, tratamentos e cirurgias) em clínica veterinária conveniada.

ABRIGO
A SOS BICHOS possui um ABRIGO com 152 cães que foram resgatados, tratados e castrados.

Estes cães estão disponíveis para adoção (divulgação realizada em FEIRAS DE ADOÇÃO e nas redes sociais). Enquanto aguardam um lar responsável, vivem no LAR TEMPORÁRIO administrado pela ONG, onde reside um caseiro que cuida do bem-estar de todos.

Diariamente são consumidos cerca de 60 quilos de ração da marca Special Dog (adquiridos diretamente da fábrica) o que totaliza em média 1800 kg por mês.

Além da ração necessária para a subsistência dos animais do lar temporário, são fornecidos mensalmente 200 quilos de ração para as voluntárias Leonilda e Maria Luiza Leal que cedem lar temporário para outros cães.

Os valores arrecadados são também utilizados para o atendimento médico veterinário dos cães, para despesas do lar temporário (água, limpeza e material de limpeza, comedouros e bebedouros, internet, luz, telefone, IPTU, material e confecção de casinhas, salário do funcionário, impostos, etc.), e pagamento de contas da clínica veterinária conveniada referente a tratamentos de animais encaminhados, cirurgias diversas e castrações. Na maioria das vezes os responsáveis jamais quitam os débitos, mesmo comprometendo-se e tendo os descontos do convênio, deixando as contas em aberto e aumentando consideravelmente a dívida da ONG com a clínica.

Alguns pontos relevantes:

PROGRAMA NOTA PARANÁ
O programa NOTA PARANÁ é muito rigoroso em relação às entidades que estão cadastradas e recebem os recursos do programa.
A SOS BICHOS presta contas a cada seis meses, como todas as entidades ativas no programa, e os critérios para participar são também muito rigorosos, como por exemplo, ter recebido o título de UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL. Outro requisito para continuar no programa é a comprovação semestral das atividades da entidade, com fotos, vídeos, matérias na imprensa, propagandas de divulgação dos eventos como feiras de adoção etc. Além de possíveis inspeções pelo órgão estadual responsável.
Por cumprir todos os requisitos e ser aprovada em suas prestações de contas, pois usa os recursos em benefícios exclusivamente relativos aos cuidados e manutenção dos animais, a SOS BICHOS continua apta a participar do programa NOTA PARANÁ.

RELAÇÕES POLÍTICAS
Note-se também que a SOS BICHOS não tem relações de cunho político-partidário algum, não se beneficiando de qualquer tipo de conveniências ou privilégios dessas relações.

ANONIMATO
A SOS BICHOS também tem por princípio, o anonimato dos voluntários, para evitar que interesses pessoais possam induzir algumas participações sem o real sentido (de "doar-se") do voluntariado. Nesse caso, é claro, existem algumas raras exceções onde por força da atividade voluntária possa ser necessária a nominação, como em entrevistas para a impressa, por exemplo.

DESLIGAMENTOS DE VOLUNTÁRIOS
O eventual desligamento de voluntários em nada afeta o trabalho desenvolvido pela entidade, já que a entidade é uma pessoa jurídica composta por um grupo de pessoas com atividades diversificadas.
Sempre haverá pessoas que não se adaptam aos princípios seguidos, no entanto, o trabalho é realizado por essa equipe de voluntários que incansavelmente, batalham para o salvamento e auxílio dos animais de rua.
Conforme o Estatuto, todos os colaboradores e voluntários trabalham em prol da ONG SOS BICHOS, não devendo as suas ações serem confundidas com promoções pessoais e políticas.

LIMITAÇÕES INVOLUNTÁRIAS
Algumas vezes não é possível dar resgate ou atendimento a todos os pedidos de ajuda por dois principais fatores:

1) Voluntários disponíveis:
Os voluntários das ONGs podem até serem simpaticamente chamados de Super Heróis. Mas são humanos com todas as necessidades que todo ser humano tem:
- Físicas (precisam de momentos para se alimentar, descansar, dormir, ir ao médico...);
- Compromissos de trabalho e de subsistência (estudar, trabalhar...);
- Compromissos familiares (cuidar dos filhos, de companheiro(a), de familiares...).
Além disso, voluntários realmente comprometidos são, de certa forma, escassos. Muito querem se beneficiar de alguma forma, para melhorar currículo, para obter ganhos pessoais ou se beneficiar politicamente, e logo acabam se desvinculando do trabalho voluntário da ONG.

2) Financeiro:
Outro fator limitante é o financeiro. Mesmo com todas as valorosas e graciosas doações recebidas e com os valores recebidos do Programa NOTA PARANÁ, é impossível atender todos os pedidos de ajuda, todos os animais de rua ou de tutores hipossuficientes de Ponta Grossa. Por isso, os créditos recebidos do NOTA PARANÁ, a custo do trabalho árduo de voluntários para cadastramento das notas, é muito importante. E para conseguirmos aumentar o número de casos atendidos precisamos contar com mais doações de notas e/ou doações espontâneas.

Nem a ONU, nem os MÉDICOS SEM FRONTEIRAS, nem a CRUZ VERMELHA, nem a POLÍCIA, nem o SAMU, ou qualquer outra entidade beneficente é capaz de ajudar a 100% das tragédias que acontecem. Mas estão sempre lá, fazendo seu trabalho e ajudando o quanto é possível. As entidades são compostas por humanos. Há fatores limitantes. As adversidades são tão grandes, as forças contrárias são tão cruéis e injustas, que por vezes alguns desses HUMANOS pensam em desistir. Mas esse pensamento passa rápido e nunca vence. Não há tempo para desgaste com o infortúnio. Afinal, os que realmente têm propósitos dignos e justos... NÃO DESISTEM.

POR FIM
E por fim, ressaltamos, também, que a ONG SOS BICHOS está sempre aberta para novos colaboradores e voluntários comprometidos com a causa.

Se você quer ser um VOLUNTÁRIO ANÔNIMO ou conhecer nosso trabalho, ligue para (42) 99907-3017.

ASSOCIAÇÃO SOS BICHOS DE RUA Ponta Grossa/PR

EU CONCILIO

EU CONCILIO
Eu Concilio - Mediação e Conciliação

Postagem em destaque

Filosofia de rua - parte 10 - Final da Série por Emerson Pugsley

Foto: divulgação Fechamos as cortinas, para esta sequência, de pequenas crônicas, sobre o cotidiano da cidade de Ponta Grossa e também ...

Postagens mais visitadas da semana

CONTATO

E-mail: jornalpontagrossa.com@gmail.com
Cel.: (42) 9.8874-8154

FALE CONOSCO:

Nome

E-mail *

Mensagem *