segunda-feira, 19 de março de 2018

Ponta Grossa: Serviços aeromédico e aeropolicial iniciam as atividades hoje


A base das aeronaves está instalada no aeroporto Sant’Ana e funcionará 12h por dia Foto: divulgação
Na manhã desta segunda-feira (19), foram inauguradas as atividades aeromédicas e aeropoliciais no município de Ponta Grossa. 
Foto: divulgação
Através da Base Campos Gerais do Batalhão da Policia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), denominada de comandantes Luiz Carlos Dell’Aglio, cerca de 57 municípios passarão a receber atendimento de urgência e emergência e também de segurança.
Foto: divulgação
“Está é a 5ª base inaugurada, e se somará aos mais de 10 mil atendimentos já realizados. Isso é parceria, unindo Saúde e Segurança, para trazer atendimento rápido e eficaz para a população. Estamos cada vez mais melhorando os números. O Paraná avança na saúde e também na segurança”, comenta o governador, Beto Richa.

A base aeromédica de Ponta Grossa terá duas atividades paralelas, uma de atendimento aeromédico, feita pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), médicos e enfermeiros e com os pilotos do BPMOA. Esta fará resgate de acidentados, pacientes infartados, nascimentos prematuros, transferências de pacientes de toda a região, como por exemplo, Ponta Grossa, Irati, Guarapuava e Telêmaco Borba. A outra atividade será de aeropolicial, destinada especificamente as atividades policiais de patrulhamento, de busca de criminosos e outras ações da Policia Militar. As aeronaves foram cedidas pela Sesa.

“A aeronave da Saúde é específica para atendimentos médicos, havendo disponibilidade integral, para que os pacientes que precisarem não tenham que ficar aguardando uma atividade policial ser finalizada para receber atendimento”, destaca o Diretor de Política de Urgência da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), Vinicius Augusto Filipak.

Todo custeio da aeronave, de combustível e manutenção, será bancado pela Sesa, a equipe médica e de enfermagem é fornecida pelo Samu de Ponta Grossa, no entanto a secretaria de Estado repassa recursos para o município, não o onerando, não gerando custos extras.

A aeronave funciona 12h por dia. “Não há homologação para voo noturno, mas este período de 12h por dia é suficiente para atender uma demanda média de 30 pacientes mês, esclarece Filipak.
Foto: divulgação
A partir de hoje as aeronaves já estão operando, com o plantonista. “Um grande avanço para a região. Beneficiará tanto Ponta Grossa, como a região dos Campos Gerais. Esta base tem um caráter regional, a importância dela é que a população passa a ter um atendimento qualificado, rápido e muito eficiente para o serviço de emergência, isso faz diferença entre a vida e a morte de pessoas”, ressalta o prefeito Marcelo Rangel.

EU CONCILIO

EU CONCILIO
Eu Concilio - Mediação e Conciliação

Postagem em destaque

Universidade de Brasília lança neste dia 15 a Escola para Cidadania com cursos livres e gratuitos

A Universidade de Brasília, sensível à necessidade de atender a uma grande demanda pela oferta de cursos livres e gratuitos de capacita...

Postagens mais visitadas da semana

CONTATO

E-mail: jornalpontagrossa.com@gmail.com
Cel.: (42) 9.8874-8154

FALE CONOSCO:

Nome

E-mail *

Mensagem *