sábado, 24 de março de 2018

Ponta Grossa: Saúde registra 23 casos de tuberculose em 2018


Hoje (24) é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, uma doença que tem cura, porém se descoberta precocemente e se o tratamento for feito corretamente, sem interrupções. Só em 2018 a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já registrou 23 casos no município de Ponta Grossa.


É comum que o paciente sofra com alguns sintomas característicos da doença, como: tosse há mais de duas semanas, febre alta dores na região do tórax, falta de ar, sensação de mal-estar, perda de peso considerável e palidez.  “É importante estar atento e observar o desenvolvimento da doença, para que ela possa ser analisada corretamente pelo médico pneumologista”, destaca o coordenador do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), Jean Zuber.

Em outubro de 2017 a SMS, através do SAE, lançou um novo projeto, Respira Princesa dos Campos, para realizar a estratificação de pacientes potenciais para a doença. Esta iniciativa continua sendo realizada na região de Uvaranas. “É preciso testar 1% da população, em um determinado período, por exemplo, em um ano.  O Ministério da Saúde solicita que faça 3.500 coletas de escarro, dos 1%, 4% estarão com tuberculose, por isso a necessidade de intensificar este trabalho”, explica Zuber.

A tuberculose é uma doença altamente contagiosa, pode ser facilmente transmitida pelo ar, saliva ou a partir do contato direto com outros tipos de secreções corporais do indivíduo contaminado pela bactéria. O problema é considerado grave e pode afetar diferentes órgãos do corpo.

Tratamento
O indivíduo que estiver com tosse há mais de duas semanas, febre, suor, emagrecimento deve procurar sua unidade de saúde de referência, passar por uma avaliação e ser encaminhada para realizar exames. O encaminhamento também pode ser feito no SAE.

O remédio de tuberculose é fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e ele deve ser retirado no SAE. A tuberculose tem cura, basta realizar corretamente os 6 meses de tratamento. As Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) realizam um acompanhamento diário dos pacientes.

EU CONCILIO

EU CONCILIO
Eu Concilio - Mediação e Conciliação

Postagem em destaque

Filosofia de rua – parte 9 por Emerson Pugsley

Foto: divulgação Abrimos as cortinas, para a continuação da série, de pequenas crônicas, sobre o cotidiano da cidade de Ponta Grossa e...

Postagens mais visitadas da semana

CONTATO

E-mail: jornalpontagrossa.com@gmail.com
Cel.: (42) 9.8874-8154

FALE CONOSCO:

Nome

E-mail *

Mensagem *